reportagem
Moita – 51ª Feira do Livro de Alhos Vedros
Um ponto de encontro de ideias, de histórias e de sonhos
Este ano, o evento integrado nas comemorações do 25 de Abril, destaca as Cartas de Prisão de Leonel Coelho, um documento que permite conhecer, por dentro, os tempos de resistência e luta pela Liberdade.
Manuel Romão, Presidente da Direcção da Academia de Música e Recreativa 8 de Janeiro, de Alhos Vedros, entidade que, há mais de 50 anos, é a promotora da Feira do Livro de Alhos Vedros, na abertura da 51ª edição, sublinhou que este ano a iniciativa insere-se nas comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, sublinhando que no espaço do FAVO, onde decorre o certame, está patente ao público uma exposição sobre as “Carras de Prisão” de Leonel Coelho, escritas nos tempos que foi detido pela policia politica – PIDE, e, será lançado um livro com o conteúdo das referidas Cartas.
Actividades são viradas para a população
Manuel Romão, recordou que a Câmara Municipal da Moita e a Junta de Freguesia de Alhos Vedros apoiam a Academia, quer na realização da Feira, quer de outras actividades – “nós estamos gratos como é óbvio”, e, acrescentou que os apoios dados à Academia, “nós pensamos que são investimento, não são despesas, porque a Academia, quando diz que faz, faz, e, todas as actividades são viradas para a população, nada é exclusivo dos seus sócios”.
Comprem os livros dos autores locais
Sobre a Feira do Livro, o Presidente da Direcção sublinhou a importância deste evento para os autores locais, para lançar seus livros e discuti-los, e , lançou o apelo – “comprem os livros dos autores locais”.
´”Estamos ao serviço da cultura”, disse.
Faz parte do nosso património cultural
Artur Varandas, presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, manifestou a honra de estar presente na inauguração da 51ª Feira do Livro, evento pelo qual tem uma grande estima, porque “sou menino da Academia”, e, vários anos colaborou na vida da colectividade – “que trabalha para a população, quer no desporto, quer nas áreas culturais”, disse.
Sublinhou que esta feira é um exemplo do valor que é dado à cultura, um evento que – “já faz parte do nosso património cultural, há muitos anos”.
“A Feira do Livro é mais que um supermercado do livro, é um ponto de encontro de ideias, de histórias e de sonhos”, um ponto de encontro entre autores e leitores.
Artur Varandas destacou, no âmbito da programação a exposição de Cartas de Prisão de Leonel Coelho.
Conhecer os tempos da resistência à ditadura
Anabela Rosa, Vereadora da Câmara Municipal da Moita, na sua intervenção salientou o aspecto especial da realização da Feira se enquadrar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, um acto fundamental na história de Portugal.
A autarca referiu que o destaque dado nesta edição do certame às Cartas de Prisão de Leonel Coelho é um contributo para um contacto directo com documentos que permitem conhecer os tempos de difíceis da resistência à ditadura.
“Estas cartas são testemunhos valiosos da coragem”, de quem sonhava com um país mais justo.
Apresentação de livros e actividades culturais.
Dores Nascimento, da organização da Feira do Livro divulgou diversos aspectos da programação.
Na mesa de registar, ainda a presença de Luis Santos, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Academia.
Após a sessão de abertura foi efectuada a apresentação do livro “Cartas de Prisão de Leonel Coelho”, por Luis Diogo e Dores Nascimento, filha de Leonel Coelho.
A 51º Feira do Livro de Alhos Vedros prossegue até ao dia 30 de junho, com apresentação de livros e actividades culturais.
~
PROGRAMAÇÃO
Dia 29 de junho – sábado
9,30h – Torneio Popular de Ténis de Mesa Leonel Coelho, no Pavilhão da Escola José Afonso, aberto a todos ; Inscrições: academia8janeiro@gmail.com
Abertura das bancas às 16,30 horas
17 horas – ESPAÇO CRIANÇAS
O escritor RICARDO BOLÉO apresenta e partilha com os mais novos a história infantil do seu livro
GIRASSOL À LUA
A partir das 21,30h ~
Apresentação dos livros :
. O ETERNO CICLO DA VIDA de António Gonçalves Ventura, apresentado por Manuel João Croca
. NU, SILÊNCIO ESCREVO-TE, de António Sousa Pereira
Apontamento Artístico: Interpretação de duas coreografias de dança contemporânea pelo jovem bailarino ALEXANDRE CARVALHO
Dia 30 de junho – domingo
Abertura das bancas às 16,30 horas
A partir das 21,30h
Apresentação dos livros:
. EXCOMUNHÃO DOS QUESTIONADORES de João Manuel Terramargem por Dores Nascimento
. O TERRAMOTO EM LISBOA -26 janeiro 1531- de Francisco José Noronha
Concerto de piano pelo jovem músico RAFAEL AZEVEDO: Chopin, Rachmaninov, Ravel, Prokofiev , Armando José Fernandes, António Fragoso e Debussy
Encerramento
VER FOTOGRAFIAS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.989490666518081&type=3
29.06.2024 - 16:55
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.