reportagem

Autarquias, Trabalhadores e Utentes exigem
Melhoria da qualidade do serviço ferroviário na região de Setúbal

Autarquias, Trabalhadores e Utentes exigem <br>
Melhoria da qualidade do serviço ferroviário na região de Setúbal . Electrificação integral da Linha do Sado

“A electrificação integral da Linha do Sado é uma das mais insistentes reivindicações dos utentes, trabalhadores e autarquias locais, no quadro da defesa da prestação de um serviço publico de qualidade que pugna ainda pela reabertura de estações durante o período de funcionamento dos comboios; o acesso aos parques auto a título gratuito; uma mais real e eficaz articulação com os transportes públicos rodoviários, que deve aumentar; e, a criação de um passe social intermodal” – foram algumas das reivindicações assumidas, no decorrer de uma conferência de imprensa, promovida por autarcas, trabalhadores ferroviários e utentes da Linha do Sado.

No decorrer de uma conferência de imprensa, realizada hoje, na Estação do Pinhal Novo, autarquias locais, trabalhadores ferroviários e utentes da Linha do Sado, divulgaram um documento, onde, entre outros aspectos reivindicam a “electrificação integral da Linha do Sado.”
Estiveram presentes a Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Vereadores das Câmaras de Barreiro, Setúbal, Moita, Palmela e o Presidente da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, assim como, representantes dos trabalhadores Ferroviários, através do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, a Sub-comissão de Trabalhadores da Linha do Sado, a Comissão Rodo-Ferro -Fluvial do Barreiro e a Comissão de Utentes da Linha do Sado.

Electrificação integral da Linha do Sado

Ana Teresa Vicente, Presidente da Câmara Municipal de Palmela, deu a conhecer aos jornalistas um documento, através do qual as entidades presentes expressam a posição quanto à necessidade de electrificação da Linha do Sado.
“A electrificação integral da Linha do Sado é uma das mais insistentes reivindicações dos utentes, trabalhadores e autarquias locais, no quadro da defesa da prestação de um serviço publico de qualidade que pugna ainda pela reabertura de estações durante o período de funcionamento dos comboios, o acesso aos parques auto a título gratuito e uma mais real e eficaz articulação com os transportes públicos rodoviários, que deve aumentar, e a criação de um passe social intermodal, entre outros.” – foi sublinhado por Ana Teresa Vicente.

Luta foi determinante

“É um dado adquirido que a luta que desde há já muitos anos e sob as mais variadas formas tem sido levada a cabo por estes objectivos, no essencial assente na convergência de esforços daqueles sectores, foi determinante para a obtenção de resultados parciais, dos quais destacamos a passagem do comboio regional entre Faro e Pinhal Novo pela cidade de Setúbal, o início de obras com passagens desniveladas na área do concelho da Moita e o acerto de horários com os barcos da Soflusa (temporariamente alterados pela CP), mais conforme as necessidades dos utentes.” – acrescentou a Presidente da Câmara Municipal de Palmela.

Electrificação da Linha do Sado e terceira travessia do Tejo

“Esta a razão pela qual o anúncio agora tornado público por responsáveis da CP e da REFER de que o governo corresponderá enfim em 2008 aos seus compromissos não se pode desligar - bem pelo contrário - da nossa convicção que a acção dos trabalhadores e dos utentes e de quem melhor os representa não foi em vão.
Em contradição, a opinião publica está hoje confrontada com as mais recentes declarações da parte do Ministério da Tutela (Ministro e Secretário de Estado) e da própria REFER, fazendo depender a electrificação da Linha do Sado entre Pinhal Novo e Barreiro dos estudos sobre a terceira travessia do Tejo e a viabilização do TGV (elementos particularmente interligados, a que se sorna a problemática do novo aeroporto alternativo ao da Portela), do mesmo modo que a indefinição se mantém no que toca ao parque oficinal da EMEF, no Barreiro, dotado de pessoal especializado capaz de dar resposta a uma nova realidade e a novas necessidades do material circulante eléctrico. Os subscritores reafirmam não aceitar quaisquer justificações que procurem relegar para as calendas gregas aquilo que o próprio governo fez desígnio seu - a menos que se tratasse de mera operação propagandística - já lá vai o ano de 1999.” – acrescentou Ana Teresa Vicente.

Melhoria da qualidade do serviço ferroviário na região

“E por isso, sustentados numa linha de coerência que sempre mantivemos nesta questão estratégica para a melhoria da qualidade do serviço ferroviário na região e no país, objectivamente incidente na desaceleração do tráfego automóvel e na diminuição de poluição e a que não é alheia, ainda, a defesa de postos de trabalho, entendemos definir a apresentação do próximo Orçamento de Estado e subsequentemente do PIDDAC como momento por excelência para aferir não da generosidade mas da credibilidade das promessas de novo divulgadas.” – referiu a finalizar a Presidente da Câmara Municipal de Palmela, em nome de todas as entidades presentes.

6.7.2007 - 21:24

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