reportagem
Barreiro – Convento da Verderena
Exposição 50 anos do Tratado de Roma
. Para ver um pouco de cultura e de turismo
Maria José, do sector do Património Histórico-Cultural, é a responsável pela mostra que estará patente até 12 de Agosto e cujo intuito é trazer o conhecimento do que foi e do que é a União Europeia.
No âmbito das comemoração dos 50 anos da União Europeia e do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a Câmara Municipal do Barreiro encarregou-se de não deixar passar em branco estas datas.
Maria José, do sector do Património Histórico-Cultural, é a responsável pela mostra que estará patente até 12 de Agosto e cujo intuito é trazer o conhecimento do que foi e do que é a União Europeia.
Uma viagem pela Europa
Na tentativa de trazer coisas diferentes ao convento e no sentido também de divulgar o espaço, Maria José diz que a ideia da exposição surgiu naturalmente como forma de trazer “informação mais básica do porquê da assinatura do Tratado de Roma” e acompanhando a evolução da União Europeia, da passagem dos seus seis membros iniciais até aos actuais 27 Estados. Uma mostra que diz oferecer ”um bocadinho de cultura e de turismo” através da visualização de cartazes dos diversos países, da consulta de catálogos e onde a música e as imagens projectadas possibilitam quase uma viagem pela Europa.
30 Países contactados
A respeito de como a mostra foi sendo construída, Maria José diz que foi um “trabalho complicado”, ao que se deveu o número de contactos que tiveram de ser feitos, com cada uma das embaixadas, para que lhe fosse fornecido material suficiente para a exposição. Ao todo, 30 países foram contactados, desde os 27 que fazem parte da União Europeia mais três da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre), sendo eles a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein. Uma exposição que, ao que conta Maria José, vai sendo completada, pois ainda espera informações de algumas embaixadas e também porque pretende ir diversificando a informação disponível no local. “Uma experiência interessante” é assim que define o trabalho.
Mais mobilização da população para as questões da cultura
Dília Silva veio à inauguração motivada pela experiência que tem de outras exposições feitas no Convento da Madre de Deus da Verderena, ao que refere que muito lhe agrada esse tipo de eventos. Desta vez o facto de poder ver informações de outros países e de culturas diferentes foi o que mais a atraiu. Teresinha Marques também veio ver a exposição e do evento diz estar muito bem elaborado, não deixou, no entanto de referir que ainda falta um pouco de sensibilidade da parte da população para estas questões da cultura e que se deviam mobilizar mais para não deixar perder estas iniciativas.
Recorde-se que a mostra vai estar patente no Convento da Madre de Deus da Verderena até dia 12 de Agosto, sendo a entrada gratuita. O horário é: de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h00 e as 14h30 e as 17h00, aos sábados e feriados entre as 15h00 e as 19h00 e as 21h00 e as 23h00 e aos domingos entre as 15h00 e as 19h00.
Andreia Lopes Gonçalves
7.7.2007 - 18:15
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.