Conta Loios

reportagem

No Barreiro - Reunião de Câmara vigiada pela Policia de Intervenção
“Disponíveis para discutir alternativas de localização do Mercado Verderena”

No Barreiro - Reunião de Câmara vigiada pela Policia de Intervenção <br>
“Disponíveis para discutir alternativas de localização do Mercado Verderena”. Vendedores do Mercado da Verderena marcam presença na reunião de Câmara com uma “manifestação em silêncio”

A reunião pública da Câmara Municipal do Barreiro, hoje, no Auditório da Biblioteca Municipal, realizou-se com normalidade, não se registando qualquer perturbação no desenvolvimento normal dos trabalhos.

Nas proximidades da Biblioteca Municipal do Barreiro esteve, durante o período que decorreu a reunião, uma carrinha com agentes da Policia de Intervenção e no interior do Auditório uma equipa de agentes da Policia de Segurança Pública, à civil, acompanhou os trabalhos do Executivo Municipal.

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro salientou que, no dia 28 de Agosto, o Mercado da Verderena tem que encerrar.

Fora do que é habitual algumas dezenas de pessoas assistiram a esta reunião, verificando-se que, na sua maioria eram vendedores do Mercado da Verderena que, como tem sido noticiado, deverá encerrar no dia 28 de Agosto.
Aguardava-se que no período que, habitualmente, nas reuniões públicas, é reservado a intervenções dos munícipes este tema fosse animar a reunião, no entanto a presença dos vendedores foi, o que se poderá considerar uma “manifestação em silêncio”.

Não existe uma localização aceitável

Após o encerramento dos trabalhos, Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro referiu que o encerramento do Mercado da Verderena resulta de a autarquia ter que proceder à devolução dos terrenos ao Futebol Clube Barreirense.
O autarca sublinhou que foram efectuados “estudos de locais alternativos” para que fosse garantida a continuidade da realização do Mercado.
“Hipótese nenhuma pareceu ajustada. Não existe uma localização aceitável” – sublinhou Carlos Humberto.

Estamos disponíveis para discutir alternativas

O edil salientou que no dia 28 de Agosto o Mercado da Verderena tem que encerrar, e, nesse sentido foram informados os vendedores e a população da zona envolvente.
O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro recordou que no dia 16 de Julho os vendedores, através do seu Advogado, solicitaram uma reunião com a Câmara Municipal, tendo sido a mesma realizada no dia 18 de Julho.
Referiu o Presidente da Câmara que, nessa reunião, foi sublinhado que o Mercado tinha que encerrar.
“Estamos disponíveis para discutir alternativas, que tenha condições e que funcione com regras” – recordou que foi afirmado na reunião realizada com os vendedores.
Comissão com a qual a Câmara Municipal defina regras

O presidente da Câmara Municipal do Barreiro sublinhou que foi realizada uma nova reunião, no dia 24 de Julho, com os vendedores, com o Vereador João Soares ( que esteve presente nas duas reuniões) onde : “reafirmámos duas ideias : não encontramos espaços alternativos; mantemos abertura para discutir a construção de soluções”.
Na sua intervenção, o edil, recordou que o Mercado se sair da Verderena para outro local, tal situação deverá ser analisada, com a criação de uma Comissão com a qual a Câmara Municipal defina regras, de forma a que sejam garantidas condições dignas de funcionamento.

Mercado vai encerrar dia 28 de Agosto

“Não encontramos alternativa e o Mercado vai encerrar dia 28 de Agosto” – sublinhou o autarca.
“Se existir alternativa, com condições, estamos disponíveis para em conjunto com os vendedores encontrar as ideias para o funcionamento” – referiu a finalizar.
Após a sua intervenção deu a palavra aos munícipes.
Apenas interviu uma munícipe, professora do Ensino Secundário, que salientou que devia ser encontrada uma solução para que os vendedores pudessem continuar a desenvolver a sua actividade e questionou a Câmara sobre uma urbanização em construção na freguesia de Santo António da Charneca.

Assembleia Municipal do Barreiro
Analisa proposta de extinção do Mercado Bissemanal da Verderena

Entretanto a Assembleia Municipal do Barreiro realiza no dia 31 de Julho, pelas 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma reunião extraordinária, em cuja agenda está a análise da proposta de extinção do Mercado Bissemanal da Verderena.

28.7.2007 - 15:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.