Conta Loios

reportagem

BARREIRO - SFAL assinalou 145 anos de vida
Uma referência na identidade da freguesia do Lavradio

BARREIRO - SFAL assinalou 145 anos de vida<br>
Uma referência na identidade da freguesia do Lavradio A Sessão Solene Evocativa do 145º aniversário da SFAL, decorreu no Salão D. José Carcomo Lobo, com uma bela moldura humana, uma realidade que demonstra a vitalidade da velhinha.

Regina Janeiro, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área do Movimento Associativo, salientou que - "este não é tempo de nenhuma direcção ir abaixo" - apelando ao envolvimento individual e colectivo de todos para que o associativismo continue a cumprir a sua missão de "servir as pessoas".

Realizou-se no domingo a Sessão Solene evocativa do 145º aniversário da SFAL - Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense, que contou com uma bela moldura humana.
Foi um momento para reconhecer os associados com 25 e 50 anos de vida associativa e prestar o reconhecimento de Mérito Desportivo aos atletas da Classe de Competição de Acrobática, do Karaté e à Escola de Basquetebol.
O evento começou com a participação do Grupo Coral da UTIB - Universidade da Terceira Idade do Barreiro.

Uma casa de cultura e desporto

A Sessão começou com a actuação do CORUTIB - Grupo Coral da Universidade da Terceira Idade do Barreiro.
José Miguel, Presidente da Mesa da Assembleia Geral presidiu à sessão, sublinhando que esta é "uma casa de cultura e desporto", sendo uma referência no concelho do Barreiro e do Distrito de Setúbal.

Poder Local são os aliados do Movimento Associativo

Daniel Ventura, em representação da Confederação das Colectividades de Cultura e Recreio, sublinhou que o Poder Local são os aliados do Movimento Associativo e acrescentou que o Movimento Associativo tem "problemas com o Poder Central" quer seja PS, quer seja PSD, porque "não tem legislado para o Movimento Associativo".

Uma rede de desenvolvimento local

António Sousa Pereira, presidente da Direcção, recordou as dificuldades do tempo presente e alertou para a necessidade de se repensar o modelo associativo herdado dos séculos XIX e XX - "este é um modelo que chegou ao fim" - sublinhou.
Referiu a importância de ser pensado o Movimento Associativo como "uma rede de desenvolvimento local", e que o Poder Local deve olhar para o Movimento Associativo como um "incubadora de cultura local".
O Presidente da Direcção da SFAL salientou que é necessário promover na SFAL "uma cultura de associação" que motive os associados a sentir a colectividade com o coração.

Não percamos a nossa identidade

Adolfo Lopo, presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, referiu que o lema máximo do associativismo é a "junção de pessoas" para concretizar "objectivos comuns".
Sublinhou a importância de ser respeitada a freguesia do Lavradio e que a SFAL é uma referência da identidade local.
"Não percamos a nossa identidade" - salientou.

Associativismo continue a cumprir a sua missão de "servir as pessoas

Regina Janeiro, Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área do Movimento Associativo, recordou que a SFAL "este ano viveu um ano doloroso", mas os seus dirigentes trabalharam para manter a vida da colectividade.
Alertou para o facto de este novo ano poder ser muito pior.
"Este não é tempo de nenhuma direcção ir abaixo" - sublinhou, apelando ao envolvimento individual e colectivo de todos para que o associativismo continue a cumprir a sua missão de "servir as pessoas".

Recordado o «Dia da Peça»

No decorrer da sessão, António Sousa Pereira, recordou que o dia 6 de Janeiro é uma data de referência na história da colectividade, que está registada na toponimi do Lavradio - Rua 6 de Janeiro -O Dia da Peça.
Saudou a Delegação da SDUB «Os Franceses» presente na sessãp, que foi quem disputou, em Lisboa, o Concurso Nacional, no ano de 1876, no qual, na final, disputada entre as duas bandas, saíu vencedora a Banda da SFAL.

Video divulgado no decorrer da Sessão Solene dos 145 anos da SFAL, produzido por Ivo Almeida da Secção de Cinema da SFAL

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.453372071383865.106887.179785305409211&type=3

Video
divulgado no decorrer da Sessão Solene dos 145 anos da SFAL, produzido por Ivo Almeida da Secção de Cinema da SFAL

http://www.youtube.com/watch?v=tmlBQBLGuLw&feature=youtu.be


8.1.2013 - 0:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.