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Almada - Instituto de Socorros a Náufragos e Lidl
desenvolvem projeto inovador «Surf Salva»

Almada - Instituto de Socorros a Náufragos e Lidl <br>
desenvolvem projeto inovador «Surf Salva» O Instituto de Socorros a Náufragos, em parceria com o Lidl Portugal, deu inicio ao projeto Surf-Salva, uma forma rápida de educação de surfistas na arte de salvar.
O objetivo deste projeto é reduzir o número de afogamentos e ensinar os surfistas que estão todos os dias nas praias, em conjunto com os nadadores salvadores ou sozinhos, a salvar vidas, assegurando em conjunto praias mais seguras.

O projeto, pioneiro na Europa, está dividido em duas fases, com a primeira fase de formação a decorrer num curso ministrado pelo Dr. David Szpilman, referência mundial no salvamento aquático.
A primeira formação à equipa de examinadores do ISN e responsáveis de escolas de surf de norte a sul do País, num total de cerca de 60 participantes, que posteriormente integrarão o projeto, decorreu ontem e hoje, 17 de março.
A formação teve uma componente teórica e prática onde se incluiu a participação do Instituto Hidrográfico a falar sobre a análise das condições adequadas à prática de surf, e uma palestra da esquadra de helicópteros 751 sobre a forma correta de agir em caso de arrastamento e exemplos práticos na praia.
A segunda etapa do projeto decorrerá durante o verão, de forma itinerante, num período em que há uma maior participação no Surf e maior apetência para a sensibilização, através de ações de sensibilização e formação aos alunos de escolas de surf, bem como aos praticantes de surf e bodyboard. As formações terão vertente teórica e prática e abrangerão técnicas de salvamento e aplicação do suporte básico de vida.
Para o Comandante Nuno Galhardo Leitão, este projecto quer “dotar os surfistas e praticantes de bodyboard, que fazem a modalidade em praias não vigiadas, de conhecimentos de salvamento, de suporte básico de vida, sobre como rebocar a vítima para terra ou o que fazer quando chegam a terra com a vítima consciente ou inconsciente”.
Para Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl, “ esta parceria encaixa-se na perfeição na nossa política, cada vez mais ativa, de responsabilidade social. O Surf Salva é um projeto inovador e muito positivo pois potencia sinergias de dois grupos alvos de forma a salvar vidas. Vai permitir que as pessoas possam tirar partido, em segurança, de um dos nossos melhores recursos, o mar”.

17.3.2014 - 22:02

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