Conta Loios

moldura

Jornadas do Património Cultural do Barreiro 2018
Ano Europeu do Património Cultural

Jornadas do Património Cultural do Barreiro 2018<br />
Ano Europeu do Património Cultural<br />
A Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro, correspondendo ao convite da Direcção Geral do Património Cultural para integrar o as Jornadas Europeias do Património 2018, propõe-se realizar, em parceria com outras instituições, diversas visitas à descoberta do património cultural do Barreiro, as quais designa de “Jornadas do Património Cultural do Barreiro”.

A associação deseja que estas jornadas se desenrolem de acordo com um modelo que concilie uma tripla perspectiva: visitação, divulgação e reflexão sobre a importância passada e futura do património cultural do Barreiro.

Pretende que estas Jornadas/Visitas de Guiadas de conhecimento e reflexão se centrassem nas zonas classificadas e em processo de classificação e que integram o Complexo Ferroviário do Barreiro, a Zona Industrial da antiga CUF, e todo o território de Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro e Quinta do Braamcamp.
Para além deste património cultural privilegia o Período da Expansão Portuguesa, no qual o Barreiro teve papel de relevo que merece ser relembrado.

As datas e conteúdos das Jornadas do Património Cultural do Barreiro serão os seguintes:

1ª Jornada, dia 29 de Setembro/2018
Conteúdos: Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro, Quinta do Braamcamp, Zona Classificada como Sítio de Interesse Municipal.

2ª Jornada, dia 13 de Outubro/2018
Conteúdos: O Barreiro como “Oficinas Gerais” da Expansão Portuguesa.

3ª Jornada, dia 20 de Outubro/2018
Conteúdos: Complexo Ferroviário do Barreiro no Processo de Industrialização de Portugal.

4ª Jornada, dia 27 de Outubro/2018
Conteúdos: Complexo Fabril da Companhia União Fabril no processo de industrialização Português.

O programa completo e as respectivas ficha de inscrição poderão ser consultados no site da Jornadas https://associacaobarreiropatrimonio.pt/jornadas/ e também serão divulgadas nas rede sociais e nos órgãos de informação e no site oficial da Direcção Geral do Património Cultural.

Salienta-se que esta iniciativa conta com diversos apoios e parcerias, das quais e até ao momento, destacando a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, APAI, a Cooperativa Cultural Popular Barreirense, o Animaevox, o Coral TAB, a Associação de Colectividades do Concelho do Barreiro, o Centro de Formação das Escolas do Barreiro Moita, o Grupo Coral “Os Amigos do Barreiro”, o Coro da UTIB, a Empresa Janelas do Rio – Centro de Escritórios, Palhais, a Diocese de Setúbal.

O evento conta com a presença de investigadores e técnicos nas diferentes áreas desta significativo património cultural do Barreiro.
Estejam atentos aos programas e inscrevam-se nestes passeios comentados e participem na reflexão que se pretende realizar sobre a singularidade da nossa história e património.

Contactos: jornadas@associacaobarreiropatrimonio.pt

Associação Barreiro Património Memória e Futuro

22.09.2018 - 15:31

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.