Conta Loios

moldura

Barreiro -Encontro «Alburrica/Quinta do Braamcamp em Debate»
«Estuário do Tejo e suas áreas ribeirinhas: estratégia para a sustentabilidade e desenvolvimento - Caso Alburrica/ Braamcamp»

Barreiro -Encontro «Alburrica/Quinta do Braamcamp em Debate»<br />
«Estuário do Tejo e suas áreas ribeirinhas: estratégia para a sustentabilidade e desenvolvimento - Caso Alburrica/ Braamcamp» . Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – Património e Paisagem Rural/Abril 2019

Inserido na programação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano terá como tema o Património e Paisagem Rural, a Associação Barreiro – Património, Memória e Futuro, realiza no dia 17 de Abril, pelas 21,00h, o Encontro “Alburrica/Quinta do Braamcamp em Debate "Estuário do Tejo e suas áreas ribeirinhas: estratégia para a sustentabilidade e desenvolvimento - Caso Alburrica/ Braamcamp" .

Convidados:
Professora Doutora Arquitecta Maria de Fátima, Cooordenadora do Grupo de Investigação Estejo,
Arquitecto Investigador Rodrigo Dias,
Bolseiro Investigador Ruí Seco, Centro de Investigação em Território, Arquitectura e Design, Universidade Lusíada de Lisboa.

Local - Cooperativa Cultural Popular Barreirense, Rua Miguel Bombarda, 64, 1º

“O caso de Alburrica pela evidente singularidade paisagística numa harmonia e adequação do edificado, (agora em ruína) ao meio natural, potenciando-o dentro do sistema estuarino, apresenta-se como um exemplo significativo de simbiose entre a ação transformadora do homem e o recurso natural. A sua delicada posição ribeirinha no sistema do estuário , mas fundamental função dentro do sistema ecológico, como banco de nutrientes, somando-se o valor da caracterização e identidade que o edificado agroindustrial lhe conferiu e ainda lhe confere , dentro da unidade paisagística deste estuário.” IN WORKSHOP ESTEJO ALBURRICA

A Associação Barreiro - Património, Memória e Futuro prosseguindo os seus deveres estatutários de divulgar e promover a salvaguarda a nossa história e patrimónios (paisagístico, ambiental, cultural material e imaterial), realiza mais uma acção de informação, com o objectivo de contribuir para um esclarecimento isento da população sobre a importância de uma história e patrimónios únicos, que construíram a nossa identidade e são e serão factores de coesão social e desenvolvimento futuro.

Há um ditado popular que diz “quem não sabe é como quem não vê”, ou seja, não conhece, e todos sabemos que o conhecimento da realidade é fundamental ao exercício da cidadania e de uma verdadeira liberdade de opção. Com a divulgação do trabalho de investigação dos convidados, que estarão presentes no dia 17 de Abril, é nosso desejo dar a conhecer o valor inestimável do nosso património e a necessidade de que este seja reconhecido e alvo de um projecto, que resulte de um verdadeiro diálogo com a população.

Esta é a primeira acção que a Associação realiza após ter integrado a Plataforma “ BRAAMCAMP É DE TODOS!”, movimento que congrega várias instituições, grupos informais e pessoas singulares, muito diferentes entre si, porém unidos numa certeza Alburrica/Quinta do Braamcamp é um sítio de valor único para o Barreiro e para a Área Metropolitana de Lisboa, um sítio moldado pela mão humana, através dos séculos, em equilíbrio com a paisagem e o ambiente, condições que têm de ser respeitadas, neste sítio classificado de interesse municipal, onde a agricultura, a pesca e a industria foram determinantes e nunca impediram, antes potenciaram o “brilho e “esplendor” significados do nome árabe do sítio Alburrica, e que se identificam com a ideia, defendida por muitos ,de que este espaço é a “a joia da coroa barreirense”.

Daqui apelamos, a todos os barreirenses que se juntem a esta Plataforma, integrando os vários grupos que a constituem, ou individualmente.

Esperamos por si, partilhe as suas dúvidas, aspirações, a forma de dar mais voz à sua voz, é transformá-la na nossa voz!

Associação Barreiro - Património, Memória e Futuro

09.04.2019 - 14:46

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.