Conta Loios

moldura

Associação de Psicologia & Desenvolvimento Comunitário - Psi.Brr
Ciclo de Cinema Documental «Saúde Mental e Educação»
. Cine Clube do Barreiro

Associação de Psicologia & Desenvolvimento Comunitário - Psi.Brr<br />
Ciclo de Cinema Documental «Saúde Mental e Educação»<br />
. Cine Clube do BarreiroO Ciclo de Cinema Documental "Saúde Mental e Educação" é uma iniciativa promovida pela Asssociação de Psicologia & Desenvolvimento Comunitário - Psi.Brr e Cine Clube do Barreiro.

No dia 3 de Maio, pelas 21h30, «Retratos de João dos Santos», realizado por Tiago Pereira e Sofia Ponte, produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian e RTP2, aborda o pensamento e atividade de João dos Santos, médico pedopsiquiatra, e psicanalista português.

PHOTOMATON - RETRATOS DE JOÃO DOS SANTOS

Ciclo de Cinema Documental "Saúde Mental e Educação"
com o Cine Clube do Barreiro

entrada livre

De que estamos a falar quando falamos de saúde mental?
E Educação, o que é?
Como é que estas duas áreas do conhecimento se interligam?
Mais do que definir posições teóricas e conceptuais queremos reflectir sobre os seus pontos de contacto na nossa prática enquanto técnicos, educadores, pais, enquanto sociedade. E o que podemos aprender ao conhecer os exemplos do passado, que legado histórico nos deixaram pessoas e instituições que ocuparam um lugar de destaque no contexto educativo e da saúde mental infantil em Portugal, qual a importância das suas práticas, modelos de funcionamento e intervenção para o desenvolvimento das práticas psicopedagógicas ao longo do tempo e da intervenção na área da saúde mental infantil, e como influenciaram a nossa forma de pensar e intervir nos dias de hoje junto das nossas crianças.

No dia 3 de Maio apresentamos o primeiro filme deste ciclo – PHOTOMATON – Retratos de João dos Santos. Realizado por Tiago Pereira e Sofia Ponte, produzido pela Fundação Calouste Gulbenkian e RTP2, é constituído por documentação e testemunhos relacionados com o pensamento e atividade de João dos Santos, médico pedopsiquiatra, e psicanalista português (1913-1987).

O filme retoma as ideias-chave sobre o desenvolvimento da criança e o seu lugar na sociedade, interesses constantes na vida de João dos Santos. Homem de ciência e acção, o seu trabalho constitui-se um marco fundamental e incontornável da pedopsiquiatria, da psicanálise infantil, e do pensamento pedagógico português. Aos seus discípulos não deixou receitas, mas o árduo desafio de o acompanharem, de o escutarem, de o lerem e de (des) construírem o percurso do mestre.

João dos Santos, mestre-aprendiz interrogava/interrogava-se: «Se não sabe porque é que pergunta?»

Não sabe? Junte-se a nós e venha investigar!

27.04.2019 - 12:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.