Conta Loios

moldura

Barreiro - Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
Seminário «Que futuro para a Quinta do Braamcamp?»
. Dia 6 de Julho

Barreiro - Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro<br>
Seminário «Que futuro para a Quinta do Braamcamp?»<br>
. Dia 6 de Julho<br>
O seminário tem como objectivos - "dar a conhecer à população a Quinta do Braamcamp: a sua história e património cultural e ambiental", assim como "contribuir para explicitar a importância da Quinta do Braamcamp para o desenvolvimento futuro do Concelho do Barreiro", e "incentivar a mobilização dos barreirenses para impedir a venda da Quinta Braamcamp".

Na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro
Seminário “Que futuro para a Quinta do Braamcamp?”
Dia 6 de Julho

Programa:

9h15 Receção dos Participantes

9h30 Sessão de Abertura Boas vindas / Objetivos do encontro / programa:
Plataforma Cidadã “Braamcamp é de Todos”

10h15 Alburrica / Quinta Braamcamp: um conjunto histórico, patrimonial e ambiental único na AML (Moderador: Armando Teixeira)

“O Moinho da Braamcamp no contexto do património moageiro do Barreiro”. Preletor: Jorge Custódio (Membro do Conselho Científico da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial; Fundador da AAIRL - Associação de Arqueologia Industrial da Região de Lisboa; Investigador Integrado do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa).

"A Quinta Braamcamp um projeto oitocentista de recreio, lazer, ostentação e produção agro-industrial - Paisagem Cultural das Quintas do Estuário do Tejo". Preletor: Rodrigo Dias (Arquiteto Paisagista Urbanista, Investigador, Autor. PIEstejo Quintas e Jardins Históricos - Paisagem Cultural do Estuário do Tejo - ILID-CITAD Un.Lusiada de Lisboa; Doutorando na TUDelft)

Debate

11h15 Pausa

11h30 Quinta Braamcamp no contexto da Bacia do Tejo – Um Olhar Atual – A perspetiva ambiental. (Moderador: Manuel Fernandes)

“Subida do Nível do Mar e o Risco Costeiro”. Preletor: Carlos Antunes: Professor Auxiliar em Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências da U.L. (FCUL), especialista em Geodesia e Hidrografia; Licenciado em Engenharia Geográfica pela FCUL em 1990 e doutorado em Geodesia Física, na Áustria, pela Universidade Técnica de Graz em 2004.

“Importância de salinas, viveiros, caldeiras dos moinhos de maré e outros habitats semi-naturais do estuário para as aves migratórias”
Preletor: Jaime Sousa: Técnico de Conservação do Departamento de Conservação Terrestre. Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Debate

13h00 Almoço Livre

14h30 Movimentos de cidadania pelo futuro: preocupações e ações (Moderador: André Carapinha):

Preletores:
SOS Quinta dos Ingleses;
Grupo do Jardim Martim Moniz;
Greve Climática Estudantil;
Associação do Património e da População de Alfama

Debate

16h10 A Quinta Braamcamp no contexto da Bacia do Tejo – Perspetivas e Ideias de Futuro (Moderadora: Joana Carneiro):

" O PI.Estejo ...os objetivos... os progressos ...e o estudo das características e da transformação da paisagem e do território estuarino- Os esteiros a Alburrica e a Quinta Braamcamp". Preletores "Estejo um Projeto de Investigação do ILID- CITAD Un.Lusiada de Lisboa, financiado pela FCT" (Equipe Estejo: Coordenação: Prof.Dr.Arqt.Fatima Silva; Mestre Arqt.Rui Seco, Investigador Agregado, Doutorando; Mestre Arqt.Paisagista Rodrigo Dias, Investigador Agregado, Doutorando; Mestre Arqt.Paisagista Isabel Matos, Investigadora Agregada).

“Património cultural do Barreiro – um recurso de desenvolvimento inovador: o caso Alburrica / Braamcamp”. Preletora: Carla Marina Santos (Associação Barreiro Memória e Futuro - ABPMF)

Debate

17h15 Sessão de Encerramento: Estratégia para a Quinta do Braamcamp / A posição da Plataforma Cidadã “A Braamcamp é de Todos”.

Preletores: Plataforma Cidadã “ Braamcamp é de Todos”.

Ginjinha de honra

24.06.2019 - 16:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.