Conta Loios

moldura

SPOT DA JUVENTUDE nas Festas do Barreiro 2019
O Festival dentro das Festas

SPOT DA JUVENTUDE nas Festas do Barreiro 2019<br />
O Festival dentro das Festas. B Fachada, Allen Halloween, D´Alva, Filii Nigrantium Infernalium, Shaka Lion e DJ Firmeza

O Spot da Juventude na edição deste ano das Festas do Barreiro (de 9 a 18 de Agosto) expande o seu lugar já cimentado como um espaço privilegiado para sentir o pulso às músicas urbanas independentes.

Os concertos do SPOT iniciam sempre pelas 23h, com entrada livre. Todas as tardes, entre as 18h e às 20h, há ainda Dj sets por vários activistas culturais da cidade.

SPOT DA JUVENTUDE @ Festas do Barreiro 2019: O Festival dentro das Festas

B Fachada, Allen Halloween, D´Alva, Filii Nigrantium Infernalium, Shaka Lion e DJ Firmeza são alguns dos nomes que asseguram uma diversidade ímpar dentro das festas populares da cidade


O Spot da Juventude na edição deste ano das Festas do Barreiro (de 9 a 18 de Agosto) expande o seu lugar já cimentado como um espaço privilegiado para sentir o pulso às músicas urbanas independentes de aqui e de agora, aproximando-se cada vez mais de um autêntico festival com a melhor música alternativa nacional.

Programado em parceria pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Barreiro e por algumas das associações culturais mais dinâmicas e impactantes a trabalhar na cidade (OUT.RA, Gasoline, ADAO e Hey Pachuco), apresenta, ao longo de 10 dias, músicos com trabalho actual e histórico em áreas que vão do rock ao reggae, passando pelo hip-hop, pela electrónica, a cumbia ou pelo black metal.

Os concertos do SPOT iniciam sempre pelas 23h, com entrada livre. Todas as tardes, entre as 18h e às 20h, há ainda Dj sets por vários activistas culturais da cidade.



PROGRAMA COMPLETO


SEXTA-FEIRA | 9 DE AGOSTO | 23H00
B FACHADA | PISTA | CUMBADÉLICA

Que melhor arranque para as festas que juntar no mesmo palco um dos grandes da nova canção portuguesa, uma das maiores sensações do rock Barreirense dos últimos tempos e uma das parelhas de DJs mais requisitados por festivais e clubes por esse país fora?

B Fachada
Um dos responsáveis por colocar toda uma nova geração de malta nova a escrever e cantar em português. Mestre da palavra e da canção, e já com 10 discos no lombo, Fachada traz ao Spot o seu show mais veraneante.
PISTA
Com a ginga cada vez mais afinadinha, este trio poderoso do Barreiro vem ao Spot com uma mão cheia de malhas novas mostrar uma vez mais porque é que guitarras podem e devem ser sinónimo de festa. Puxaaaa!
Cumbadélica
É um projecto iniciado pelo Igor Ribeiro e pela Marie Lopes quando descobriram que partilhavam a mesma paixão por música étnica na pista de dança. Cumbadélica junta culturas e pessoas de diferentes regiões do mundo, criando uma atmosfera densa e um ambiente de ritual, onde o cosmos e a magia se dissolvem com a música.


SÁBADO | 10 DE AGOSTO | 23H00
ALLEN HALLOWEEN | MINGUITO | DJ OFF LERO 999

No segundo dia das festas sobem ao palco do Spot o grande patrão do rap Tuga e a sensação do Drill made in Barreiro.

Allen Halloween
Palavras para quê? Cru, honesto directo ao assunto, Allen Halloween é a personificação do apogeu do movimento hip-hop português.
Minguito
Directamente do Azul no Alto do Seixalinho, a estrela do drill em Portugal. No face no case.
DJ Off Lero 999
DJ da Baixa da Banheira em promissor inicio de carreira e já no cartaz de muita festa e celebração Hip-Hop um pouco por toda a grande Lisboa.


DOMINGO | 11 DE AGOSTO | 23H00
D´ALVA | HUMANA TARANJA

Domingo na descontra. Com mais ou menos guitarras, a pulsão do indie rock em Portugal continua viva e com gente a fazer cada vez mais e melhor. Esta noite junta dois projectos em fases diferentes de maturidade: uns dão os primeiros passos, o outro já voa confiante pelos palcos de todo o país.

D´alva
Presença assídua nos palcos alternativos dos grandes festivais nos últimos anos, falar na música feita em Portugal nos últimos tempos sem mencionar o projecto de Alex D’Alva Teixeira e Ben Monteiro tornou-se impossível.
Humana Taranja
Do laboratório da Hey Pachuco! para o palco do Spot, este sexteto de miúdos sweets do cá da terra têm talento e promessa para dar e vender.


SEGUNDA-FEIRA | 12 DE AGOSTO | 23H00
FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM | DJ JÓ (TERIOMORPHIC)

Em sintonia com o programa do Palco das Marés, duas lendas das sonoridades pesadas nacionais. Má onda qb e impróprio para cardíacos, claro.

Filii Nigrantium Infernalium
Uma verdadeira instituição do heavy-metal português. Com quase três décadas de carreira sustentadas num líder carismático e em diversas gerações de músicos nacionais (gente do Barreiro incluída) Filli é uma banda de culto.
DJ Jó [Theriomorphic]
Músico nos Theriomorphic mas também DJ e promotor, Jó é um especialista quando o peso é a matéria e uma das figuras centrais e mais estimadas do underground metaleiro nacional.


TERÇA-FEIRA | 13 DE AGOSTO | 23H00
DJ FIRMEZA | OTAVINHO
As tradições musicais africanas revistas e actualizadas pelos descendentes nascidos em Portugal – uma parte fundamental da música Portuguesa cosmopolita do séc. XXI.

Dj Firmeza
Foi no Bairro do Mocho que o kuduro angolano que misturou com o house e Firmeza, com apenas 13 anos, estava lá pra ver e aprender. Em 2019 Firmeza é culto e simplesmente um dos reis dos géneros batida e afro-house em terras lusas e no estrangeiro.
Otavinho
Com apenas 17 anos mas já com muitos quilómetros de concertina nos dedos e uma agenda preenchida pela Grande Lisboa, Cabo Verde e na Europa das comunidades PALOP, Otavinho é do Lavradio e é um dos nomes a ter em conta quando se fala de Cotxi Pó.


QUARTA-FEIRA | 14 DE AGOSTO | 23H00
SIMPLY ROCKERS SOUNDSYSTEM

Véspera de feriado reservada para a já clássica noite de reggae no Spot da Juventude. Este ano com um spin diferente: gira-discos, microfone e caixas de graves ao bom estilo jamaicano e pela mão de quem sabe.

Simply Rockers Sound System
Um dos poucos sound systems de reggae e derivados a ter conta em conta em Portugal. Este colectivo de verdadeiros aficcionados da cultura musical jamaicana vai tomar conta do Spot das onze às três da matina. Bónus: trazem o seu próprio sistema de som, construído e quitado pelos próprios.


QUINTA-FEIRA | 15 DE AGOSTO | 23H00
KYRA BAND | STRADA | CLMENTE

Encontro marcado para sentir o pulso ao jovem talento Hip Hop local.

KYRA BAND
Banda de Hip Hop, Rock e Indie proveniente do Barreiro liderada pelo jovem rapper Kyra. É uma banda que tem como principal destaque a sua versatilidade nas composições e a sua energia contagiante em palco.
Strada
Rap no feminino made in Barreiro. Strada acabou de começar mas já está aí a fazer um barulho.
Clemente
Reggae, Dancehall, Soca e Hip-Hop. Clemente mistura e navega por diferentes estilos com o gosto e o à vontade de quem sabe.


SEXTA-FEIRA | 16 DE AGOSTO | 23H00
DJUMBAI DJAZZ | GRUPO SEM VAIDADE | MAR & SOL

Sexta-feira à maneira. Porque é a dançar que se faz a festa e, neste caso, é com danças de todos os continentes que se celebra a diversidade.

Djumbai Jazz
Maio Coopé fundou o Djumbai Djazz em 1999, em Lisboa, como um projeto de pesquisa intencionado a revisitar os ritmos sonâmbulizados da história da Guiné-Bissau. Centrado em sonoridades tradicionais guineenses como o Ngumbé, Brocxa e Djambadon, o repertório da banda traduz também a influência de outras sonoridades da África Ocidental.
Sem Vaidade
Grupo de música tradicional de Cabo Verde de mornas e coladeiras.
Mar & Sol Soundsystem
Antes, pelo meio e após os concertos, Sebastião Delerue at the controls. DJ e patrão da Mar & Sol, editora que se dedica à re-edição de discos do passado e edição de novos álbuns por compositores e intérpretes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.


SÁBADO | 17 DE AGOSTO | 23H00
BALEIA BALEIA BALEIA | LUNNAR LHAMAS | DEKKO

Segundo sábado das festas é dia de campeonato de skate à tarde e música à noite. Um clássico do Spot: este é o dia da Gasoline na Festa!

Baleia Baleia Baleia
Rock afiado, punk vibrante e pausa stoner com bateria, baixo e voz e palavras mordazes e actuais – para trazer suor à mente e ideias ao corpo.
Lunnar Lhamas
Duo de André Neves e José Veiga, dois artistas barreirenses emergentes que aqui desenvolvem o seu amor pelas paisagens ambient e, ao mesmo tempo, pela propulsão rítmica - num projecto que tem vindo a prometer.
Dekko
A tomar conta do resto da noite, Deejay Dekko a rodar sonoridades de festa até às três.


DOMINGO | 18 DE AGOSTO | 23H00
SHAKA LION | ESPALHA BRASAS

Porque nem só de música vive o Spot, fechamos com um performance para impressionar e com um DJ de topo nacional de alma barreirense.

SHAKA LION
Fala-se muito hoje em mistura e interculturalidade. Shaka Lion não é apenas um reflexo musical disso. É-o de corpo inteiro sem fronteiras entre o Brasil onde nasceu, o Barreiro onde cresceu e Lisboa, onde se move. Com um talento natural gigantesco para virar músicas e pistas do avesso, Shaka é um dos DJs do momento em Portugal, ponto final. Encerramento em grande!
Espalha Brasas
Espetáculo de rua na base do fogo e malabares.

05.08.2019 - 18:18

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.