Conta Loios

moldura

Manifesto sobre Aeroporto no Montijo afirma que é um «projecto insensato»
Vai condicionar as nossas vidas durante os próximos 40 anos

Manifesto sobre Aeroporto no Montijo afirma que é um «projecto insensato»<br />
Vai condicionar as nossas vidas durante os próximos 40 anos<br />
. Neste momento é praticamente dado como adquirido que teremos uma travessia entre Chelas e o Barreiro, ligando Lisboa a Madrid e às redes ferroviárias transeuropeias

O jornal «Público», na sua edição de hoje, divulga o Manifesto «Poupem o Montijo», com dezenas de subscritores, interrogam: “Será muito dificil pedir que se encontre uma localização adequada que não tenha efeitos desproporcionados nos ecossistemas e na saúde das populações?»

No texto publicado no jornal «Público» refere-se que – “A população e as entidades competentes darão com certeza o seu contributo para ajudar o poder executivo a corrigir a sua visão sobre este projecto insensato que pode condicionar as nossas vidas durante os próximos 40 anos. É essencial avaliar as diferentes alternativas de modo a seleccionar aquela que responde, não às exigências das companhias low-cost e da multinacional Vinci, mas às necessidades de segurança aérea, de promoção da saúde pública e da biodiversidade, de integração na rede ferroviária e de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Isto só pode ser feito de forma sistemática recorrendo a uma avaliação ambiental estratégica, como prevê a legislação nacional e comunitária.”

Ambiente sonoro ultrapassa todos os limites legais e tem pesados custos para a saúde

“Será muito difícil, no século XXI, pedir que se encontre uma localização adequada para o aeroporto de Lisboa que não tenha efeitos desproporcionados nos ecossistemas e na saúde das pessoas? Vamos continuar a manter os maiores hospitais e a maior universidade do país, a biblioteca nacional, dezenas de escolas e centenas de milhares de residentes da capital sujeitos a um ambiente sonoro que, hoje sabemos, ultrapassa todos os limites legais e tem pesados custos para a saúde?”, é referido.

Três milhões de voos de aves no corredor de aproximação à pista norte

“Na zona do Montijo, foram detectados, num só ano, três milhões de voos de aves no corredor de aproximação à pista norte, tornando clara a inevitabilidade de corvos-marinhos, cegonhas, flamingos ou gaivotas provocarem um acidente grave caso a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) decidisse, de forma extemporânea, tomar uma decisão diferente daquela que a Airports Commission tomou há cinco ano”, é salientado.

Impactos negativos são mais significativos que os impactos positivos

“As piores previsões da comunidade científica sobre os efeitos das alterações climáticas têm sido frequentemente superadas. A subida do nível do mar, com impacto no estuário do Tejo, colocará em risco a viabilidade da infra-estrutura aeroportuária, mais cedo do que se espera.
O estudo de impacte ambiental torna evidente que os impactos negativos são mais significativos que os impactos positivos, pelo que é expectável o chumbo do projecto pela APA – mas, mesmo que a decisão fosse favorável, os promotores teriam de realizar um estudo mais completo sobre o risco de colisão com aves. Insistir nesta proposta pode levar a mais atrasos do que procurar, desde já, uma alternativa adequada.”, refere-s e no texto.

Subscritores do manifesto “Poupem o Montijo”

Ana Zanatti; António Campos; António Garcia Pereira; António Gonzalez; António Mota Redol; António Pedro Vasconcelos; António Serzedelo; Bruno Fialho; Bruno Schiappa; Carla Graça; Camané; Carlos Antunes; Carlos do Carmo; Carlos Fragateiro; Carlos Marques; Carlos Pessoa; Carlos Pimenta; Carlos Tê; Carmo Bica; Cristina Sampaio; Domingos Lopes; Eugénio Sequeira; Eunice Muñoz; Fernando Nunes da Silva; Fernando Pessoa; Francisco Ferreira; Gil do Carmo; Hans Eickhoff; Helder Costa; Joana Amaral Dias; Joanaz de Melo; Jorge Mangorrinha; Jorge Paiva; José Macário Correia; Júlia Seixas; Júlio César Reis; Lia Gama; Luís Ferreira; Luís Lucas; Luísa Schmidt; Luís Silva; Maria Filomena Molder; Maria do Rosário Gama; Marlene Marques; Mário Tomé; Matilde Alvim; Miguel Boieiro; Mila Simões Abreu; Nuno Nabais; Nuno Farinha; Paulo Coimbra; Paulo Constantino; Paulo Ferrero; Paulo Talhadas Santos; Paulo Trancoso; Pedro Nunes; Pedro Quartin Graça; Pedro Soares; Ruben Alves; Rui Cunha; Sandra Leandro; Serafim Riem; Sofia Neuparth; Tomaz Albuquerque; Victor Gomes; Viriato Soromenho Marques.

14.09.2019 - 12:04

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.