Conta Loios

moldura

Encontro de Culturas Ribeirinhas no concelho da Moita
Mais um elemento para afirmação do projeto municipal «Moita Património do Tejo»

Encontro de Culturas Ribeirinhas no concelho da Moita <br />
Mais um elemento para afirmação do projeto municipal «Moita Património do Tejo» A edição de 2019 do Encontro de Culturas Ribeirinha realiza-se de 25 a 27 de outubro, em vários locais do concelho da Moita. Evidenciar e reafirmar a história singular de uma terra que cresceu com o rio e se projeta no Tejo é um dos objetivos deste IV Encontro que destaca a importância da preservação do património cultural imaterial e da construção naval tradicional em madeira, constituindo-se como mais um elemento para a afirmação do projeto municipal “Moita Património do Tejo”.

O IV Encontro de Culturas Ribeirinhas apresenta um programa diversificado, com destaque para a exibição de um documentário sobre o trabalho dos centros náuticos na preservação das embarcações tradicionais do Tejo e o colóquio sobre a construção naval tradicional em madeira e a preservação do património cultural imaterial. Este colóquio contará com a participação de convidados estrangeiros, de diversos especialistas e investigadores, dedicados à construção naval tradicional, e de vários municípios que desenvolvem também projetos nesta área. Uma visita guiada ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e passeios a bordo das embarcações tradicionais no Cais da Moita fazem também parte do programa.

O Encontro é organizado pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com a Associação de Desportos Náuticos Alhosvedrense “Amigos do Mar”, Associação Naval Sarilhense, Centro Náutico Moitense, Secção Náutica do Beira Mar Futebol Clube Gaiense e Instituto de Dinâmica do Espaço da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

PROGRAMA

25 de outubro – sexta-feira
Moita – Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça - Auditório Maestro Lopes Graça
21:15h - Abertura do IV Encontro de Culturas Ribeirinhas
21:30h - Exibição do documentário “A Construção Naval Tradicional e os Estaleiros das Associações Náuticas do Concelho da Moita”
22:15h - Colóquio “As Associações Náuticas e a Preservação do Património Cultural Flúvio-Marítimo”

26 de outubro – sábado
Alhos Vedros – Moinho de Maré da Azenha
9:30h-17:00h - Colóquio “A Construção Naval Tradicional em Madeira e a Preservação do Património Cultural Imaterial” (inscrições em culturasribeirinhas@mail.cm-moita.pt e www.cm-moita.pt)
Programa em www.cm-moita.pt />
27 de outubro – domingo
Sarilhos Pequenos – Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos
10:00h - Visita ao Percurso Interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos
11:30h - “O Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e a Preservação da Arte de Carpintaria Naval Tradicional, uma conversa com o Mestre do Estaleiro”

Moita – Cais da Moita
14:30h - Apresentação da exposição dos painéis interpretativos “Moita Património do Tejo”, do Cais da Moita
15:00h - Visita à exposição de embarcações tradicionais no ancoradouro do Cais da Moita
15:30h - “Passeios a bordo” nas embarcações tradicionais do Tejo
17:00h - Encerramento

08.10.2019 - 13:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.