Conta Loios

moldura

Setúbal - Exposição de Arte Contemporânea
«Let me tell you about...»

Setúbal - Exposição de Arte Contemporânea<br>
«Let me tell you about...»<br>
A exposição ficará patente ao público de 19 de Outubro a 4 Janeiro 2010

A exposição de arte contemporânea "Let me tell you about...", vai ser inaugurada no dia 19 de Outubro, pelas 17h30, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Exposição de Arte Contemporânea
"Let me tell you about..."

Inauguração: 19 Outubro, 17h30, MAEDS


Artistas convidados: Ana Lima Netto/ Jaime Silva/Maria Gabriel/Rosa Nunes

Artistas emergentes - Alunos do Atelier Experimental 2015/26 - S.N.B.A.:
Ana Costa Gomes/ Ana Wever/Antonieta Martinho/António Ventura/Clara Nunes/Dália Vale Rêgo/ Eunice Lopes/Gilda Carmona/Helena Vantache/ Ilda Felizardo/ Isabel Ceia/ Joaquim Silva Dias/ Luísa Freitas/Manuela Ducla Soares
Nani Valente/Rosa Areias

Organização
MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal
AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal
Sociedade Nacional de Belas Artes

A exposição ficará patente ao público de 19 de Outubro a 4 Janeiro 2010.

Entrada gratuita

Sobre:
I AM LISTENING!

A ambiguidade é um hóspede persistente do núcleo duro da arte contemporânea. Olhamos e perguntamos o que faz o tamborilar constante dos dedos de uma mulher sobre o tampo de uma mesa no vídeo de Marta Caldas e Raquel Melgue, apresentado no MAEDS na exposição Luz Água. O mesmo exaspero por entrar em imagem irremediavelmente fechada levou Elizabeth Shee Twohig, estudiosa de arte pré-histórica, a dar a uma forma que não se assemelhava a qualquer outra nominável a designação de the thing. Outra característica, a mais definitiva, é a atracção que the thing (seja ele/ela, ou o que for) exerce sobre o nosso olhar e o obriga à corporização do invisível e à imersão no objecto artístico.

Os artistas convidados dialogam com os emergentes fora da “sala de aulas”, e essas conversas podem até ser audíveis para os visitantes mais atentos. Pelo número e pela explosão criativa, os novos autores dominam a cena. Falam de quê? Do poder bem instalado e do seu colapso, da gravidade e da atmosfera terráqueas, de uma saudade vermelha no ventre do futuro, da discriminação de género ou da alegria da contemplação das cores. Alguns falam também de cinzas, outros construíram objectos para povoarem/povoarmos vazios consentidos, ou não, nos espaços intersticiais das nossas vidas, ou talvez para desviarmos o olhar quando caminhamos na sombra do nosso próprio corpo.

Jaime Silva organiza e estrutura, cria referências e multiplica os pães, digo a capacidade de juntar contrastes e diferenças, evitando a disrupção. Contém a tensão nessas malhas, mas elas aqui e além, de muito perto, estremecem e hesitam...
Ouçamos o pensamento agitado nos corpos mudos de Maria Gabriel que a qualquer momento experimentarão a palavra. Que poderosa censura terá confinado a liberdade ao cofre do pensamento, mesmo quando nos parecemos, vogando no planeta azul?

Com Ana Lima-Netto subimos à ribalta e às certezas do mundo palpável, tecnológico, empírico e reluzente. O sucesso do objecto inteiro e a cadeia expectante (para prender o quê?), também ela brilhante em sua argêntea substância.
Mas, por detrás das luzes, outra realidade nos espera. Nos subúrbios, nas periferias do nosso mundo de sucesso, há mãos que agarram o medo no desejo de diluição na noite, e anseiam pelo esquecimento de nomes e de lugares — este é o segredo que nos sussurram as “Sombras” de Rosa Nunes.

As diversificadas experiências comunicacionais que a presente exposição comporta ultrapassam largamente esta curta nota que pretende ser tão somente uma chave, provavelmente útil, para a interpretação dos desafios que as obras expostas convocam, deixando à invisível leveza da imaginação o esforço maior de abrir caminhos.

Joaquina Soares
(MAEDS - Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal)

16.10.2019 - 19:30

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.