Conta Loios

moldura

Moita - Jovens da Baixa da Banheira
Entregam PETIÇÃO para NOVO PARQUE num TERRENO SEM USO

Moita - Jovens da Baixa da Banheira <br />
Entregam PETIÇÃO para NOVO PARQUE num TERRENO SEM USOO projeto conta com mais de 4600 visualizações no Youtube, centenas de comentários e partilhas nas várias redes sociais e cerca de 280 assinaturas de moradores e interessados na Petição Pública que promove a construção de um novo espaço verde na Baixa da Banheira, sobre um terreno há décadas sem uso.

Daniel Demétrio e Rafael Moisés, dois jovens munícipes do Concelho da Moita e residentes na Baixa da Banheira, são os autores deste projeto. Com o objetivo de contribuírem voluntariamente para o desenvolvimento da sua terra, apresentaram uma Maquete 3D que permite a visualização do potencial que o terreno - localizado na Zona Sul da Baixa da Banheira – poderia ter se fosse devidamente aproveitado como um parque urbano que pudesse satisfazer as necessidades de lazer, convívio e práticas desportivas para os moradores e população local.

Para além da divulgação nas redes sociais as assinaturas da petição foram recolhidas, digitalmente e em papel, por vários habitantes interessados em apoiar o projeto, tendo sido entregues à Câmara Municipal da Moita para que o assunto possa ser debatido em Reuniões Públicas e Assembleias Municipais, contribuindo assim para uma decisão muito aguardada sobre o futuro do local.

O terreno, pertencente à Câmara Municipal da Moita, estaria destinado como futura localização do novo Centro de Saúde da Baixa da Banheira, brevemente a ser construído noutro local. Esta mudança permitiu que a disponibilidade do terreno fosse alvo de novas propostas para a sua utilização. O Gabinete do Presidente da Câmara Municipal da Moita, aquando questionado sobre os fins para o espaço, informou que estaria em discussão a construção de um Centro de Dia para uma associação de solidariedade social. No entanto, não havendo um acordo formalmente estabelecido entre as partes, existe a possibilidade deste projeto levado a cabo pelos jovens munícipes ser tido em consideração para a sua implementação, ou conciliação com o plano atualmente em discussão para o local.

“A criação de um novo Parque Urbano no terreno identificado iria resolver todos os problemas causados pela sua falta de utilização, promovendo o desenvolvimento da Vila e Concelho, dando o exemplo de uma boa gestão municipal e ordenamento do território, garantido mais e melhores condições de lazer, convívio e desportivas para os moradores e habitantes locais, mais segurança para os estudantes que usam o terreno como parte do percurso casa/escola, promovendo também a economia local com o aproveitamento do espaço para a criação de novos estabelecimentos locais e aumentando a frequência dos já existentes.”, referem os jovens banheirenses.

Atendendo a que uma das principais funções das autarquias é a promoção de estilos de vida saudáveis, tendo competências e a obrigação de criar dinâmicas e estruturas que promovam a prática desportiva junto aos locais de habitação e para uso quotidiano da população, os jovens e assinantes da petição pedem à Câmara Municipal da Moita e União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira a devida consideração para com a população e respetivas preocupações relacionadas com este espaço.

Consulte o vídeo de apresentação do projeto em:

https://www.youtube.com/watch?v=rtXI-ZzpsrY&t=1s

e a Petição Pública em:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT94182

22.10.2019 - 18:23

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.