Conta Loios

moldura

Porto de Lisboa comemora 132 anos
Arquivo aberto no Barreiro
. Dias 28 a 31 de outubro

Porto de Lisboa comemora 132 anos<br />
Arquivo aberto no Barreiro<br />
. Dias 28 a 31 de outubro. Dia 31 de outubro - Passeio no Tejo no barco Évora

O Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra estará aberto ao público com a exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa". A população terá oportunidade de conhecer algumas imagens que contam a história e a importância do porto e da sua atividade portuária, para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa.

Dia 31 de Outubro, o Porto de Lisboa comemora mais um aniversário e preparou um vasto programa de iniciativas abertas à população.
Durante uma semana, entre 26 de outubro e 1 de novembro, o Porto de Lisboa tem uma programação que passa por visitas às gares, uma exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa", que terá lugar no Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, localizado no Barreiro, um passeio no barco Évora na frente ribeirinha e passeios na caravela Vera Cruz. As comemorações culminam com a Regata “Troféu Porto de Lisboa”, no dia 1 de novembro promovida pela APL e organizada pela ANL-Associação Naval de Lisboa.

26 de outubro e 27 de outubro
. Visitas às Gares

As gares Marítimas de Alcântara e Rocha Conde d’Óbidos vão estar abertas ao público para visitas gratuitas. No sábado dia 26 das 10h00 às 13h00 irá realizar-se a visita guiada pela historiadora de arte e curadora Mariana Pinto dos Santos, que também é investigadora do Instituto de História de Arte. Oportunidade para saber mais sobre as famosas pinturas de Almada Negreiros, fantásticos exemplares da arte portuguesa contemporânea. No domingo, dia 27 de outubro, as visitas decorrem entre as 10h00 e as 13h00.

28 a 31 de outubro
. Arquivo aberto no Barreiro
O Arquivo do Porto de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra estará aberto ao público com a exposição de fotografias "Do Vasto e Belo Porto de Lisboa". A população terá oportunidade de conhecer algumas imagens que contam a história e a importância do porto e da sua atividade portuária, para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa. Para visitar no Barreiro, na Baía Tejo, nos dias 28, 29, 30 e 31 de outubro, entre as 9h00 e as 17h00.

Dia 31 de outubro
. Passeio no Tejo

O barco Évora irá levar em passeio pelo Tejo, quem estiver interessado em conhecer a frente ribeirinha de Lisboa. As inscrições vão estar abertas ao público para este passeio pelo rio no Cacilheiro Évora, que vai percorrer a frente ribeirinha de Alcântara ao Beato a bordo desta histórica embarcação.

O percurso será acompanhado por um guia que dará a conhecer a importância das infraestruturas portuárias na margem norte do porto de Lisboa, o papel dos terminais de carga e de cruzeiros para a economia da cidade e área metropolitana de Lisboa. O passeio irá ter lugar no dia 31 de outubro, com partida da Doca de Alcântara, às 14h00 e chegada às 16h00 ao mesmo local.
Para participar basta inscrever-se através do email rp@portodelisboa.pt. As inscrições serão limitadas e por ordem de entrada no email até dia 29 de outubro.

1 de novembro
. Passeios na Caravela Vera Cruz

Já para os passeios na Caravela Vera Cruz que zarpam da Doca de Alcântara às 10h00 e às 14h00, as inscrições podem ser feitas até dia 30 de outubro para o mesmo email rp@portodelisboa.pt, e serão limitadas à capacidade da caravela.

| Regata “Troféu do Porto de Lisboa”

A encerrar as comemorações dos 132 anos do Porto de Lisboa, o feriado 1 de novembro é dia para a regata “Troféu do Porto de Lisboa”. Esta, que é a maior regata que se realiza no Tejo anualmente, tem largada da Doca de Belém marcada para as 11h00.

23.10.2019 - 00:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.