Conta Loios

moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
UNIDADE DE GASTROENTEROLOGIA REALIZA CONSULTAS DE HEPATOLOGIA NOS CUIDADOS PRIMÁRIOS
. Alcochete e Montijo.

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
UNIDADE DE GASTROENTEROLOGIA REALIZA CONSULTAS DE HEPATOLOGIA NOS CUIDADOS PRIMÁRIOS<br />
. Alcochete e Montijo. . A UCSP Alcochete, a UCSP Montijo Rural - Pólo de Canha e a UCSP Montijo Rural - Pólo do Cruzamento de Pegões foram as Unidades identificadas e correspondem a locais com incidência elevada de patologia gastroenterológica

A realização de consultas médicas de especialidades hospitalares nos cuidados de saúde primários contribui para aumentar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde e incentiva a articulação entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

A Unidade de Gastroenterologia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) iniciou esta semana a realização de consultas de gastroenterologia-hepatologia nos cuidados de saúde primários. As consultas realizam-se com uma periodicidade mensal e de forma rotativa em três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) nos concelhos de Alcochete e Montijo.

A realização de consultas médicas de especialidades hospitalares nos cuidados de saúde primários contribui para aumentar o acesso dos utentes aos cuidados de saúde e incentiva a articulação entre as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), promovendo a proximidade aos utentes e a continuidade de cuidados.

Em articulação com o ACES Arco Ribeirinho foram identificadas algumas áreas geográficas criticas, no que diz respeito à facilidade de acesso a consulta externa, nomeadamente na subespecialidade de hepatologia da Gastroenterologia, constrangimentos que se encontram diretamente relacionados com a distância aos dois hospitais que integram o CHBM.

A UCSP Alcochete, a UCSP Montijo Rural - Pólo de Canha e a UCSP Montijo Rural - Pólo do Cruzamento de Pegões foram as Unidades identificadas e correspondem a locais com incidência elevada de patologia gastroenterológica, nomeadamente de cirrose hepática, alcoolismo e patologia vírica. Com a descentralização destas consultas pretende-se melhorar o acesso à consulta de especialidade, aumentar a adesão à terapêutica e reduzir o número de deslocações ao CHBM.

28.11.2019 - 16:27

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.