Conta Loios

moldura

Moita - I Encontro de Partilha e Reflexão sobre Deficiência
Realçou a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva ao Município

Moita - I Encontro de Partilha e Reflexão sobre Deficiência<br />
Realçou a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva ao Município A partilha de experiências entre as várias instituições, o trabalho em parceria, os conceitos de capacitação e inclusão, os afetos e o companheirismo, a comunicação para o exterior e entre instituições foram alguns dos temas abordados neste Encontro que realçou também a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva ao Município da Moita.

O I Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência, promovido pela Câmara Municipal da Moita, em colaboração com várias entidades com atividade na área da deficiência, realizou-se a 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. A partilha de experiências entre as várias instituições, o trabalho em parceria, os conceitos de capacitação e inclusão, os afetos e o companheirismo, a comunicação para o exterior e entre instituições foram alguns dos temas abordados neste Encontro que realçou também a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva ao Município da Moita.

Na abertura do Encontro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Moita, Daniel Figueiredo, destacou o “espirito de missão das instituições” que trabalham nesta área e valorizou o papel da Rede Social na articulação de respostas.
Hugo Feliciano, da CERCIMB, Ana Lourenço e Rita Jeurissen, da Associação NÓS, Carina Cunha, da PERSONA, Rute Cardoso, da RARISSIMAS - CASA DOS MARCOS, e Rui Grilo, da RUMO, explicaram as valências de cada instituição e abordaram questões como a integração na comunidade e no meio laboral, a necessidade de combate ao estigma social, a individualização do apoio a dar a cada utente, entre muitos outros desafios que se colocam aos técnicos e às entidades que trabalham na área da deficiência.

Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Inácia Esteves, Técnica Superior no Setor de Formação e Valorização Socioprofissional do Município da Moita, falou sobre a Marca Entidade Empregadora Inclusiva atribuída, na edição deste ano, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, ao Município da Moita.
Esta Marca destina-se a promover o reconhecimento e distinção pública de práticas de gestão abertas e inclusivas, desenvolvidas por entidades empregadoras, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.
A técnica salientou que, no Município da Moita, “ser diferente é normal”, sendo as práticas de inclusão uma realidade. Apresentou exemplos de sucesso de integração de pessoas com deficiência nos diversos serviços municipais, possibilitando-lhe a aquisição de competências sociais e de mais autonomia financeira. “A Marca é um reconhecimento de um trabalho de longos anos. É uma distinção pública, da qual muito nos orgulhamos”.

Nas apresentações das instituições, “vimos situações de sucesso que dão vitalidade para continuar”, referiu a moderadora do Encontro, Vivina Nunes, Educadora de Infância com experiência em Ensino Especial e vereadora da Educação e Assuntos Sociais da Câmara da Moita. Recordando uma frase proferida por um utente num caso de integração profissional apresentado no Encontro, Vivina Nunes salientou: “não podemos desistir”.
O Encontro contou com as atuações do Grupo de Dança Trupe CAO e do Grupo de Dança Luz da NÓS.

No mesmo dia foi inaugurada a Mostra Coletiva “As Artes nas Instituições” que vai estar patente durante o mês de dezembro. Esta exposição conta com trabalhos da RUMO - Cooperativa de Solidariedade Social, Persona - Cooperativa de Solidariedade Social, NÓS - Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, CERCI Moita Barreiro, Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras e APPACDM de Setúbal - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

04.12.2019 - 12:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.