Conta Loios

moldura

Barreiro - Proposta para reabrir Mata da Machada em segurança
No imediato a prioridade será dada aos voluntários do projeto LIFE.

Barreiro - Proposta para reabrir Mata da Machada em segurança<br />
No imediato a prioridade será dada aos voluntários do projeto LIFE. O vereador Bruno Vitorino, responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata da Machada, apresentou ao presidente da Câmara Municipal do Barreiro e à Proteção Civil, uma proposta para a reabertura da Mata da Machada à população, de uma forma segura.

A proposta de Bruno Vitorino assenta em duas fases.

No imediato, a prioridade será dada aos voluntários do projeto LIFE. Desde 2014 que o Centro de Educação Ambiental desenvolve este projeto, promovendo o voluntariado ambiental para combate a espécies invasoras.

“Há um conjunto de famílias que adotaram talhões na Mata, onde somente nesses talhões, desenvolvem o seu trabalho de voluntariado. É um talhão por agregado familiar. Não havendo elementos estranhos, e sendo definida essa regra, não haverá lugar a qualquer tipo de risco associado”, explica.

Os mesmos poderão, numa primeira fase, desenvolver as suas ações por marcação prévia.

Posteriormente, a Mata da Machada irá ser aberta a todos os utilizadores para passeios e prática desportiva.

“Estive a trabalhar para apresentar esta proposta, com um modelo que seja seguro para os utilizadores. Cabe agora ao presidente da autarquia e à Proteção Civil autorizarem, ou não, a reabertura deste espaço”, sublinha.

Bruno Vitorino considera que têm que ser criadas condições para que os dois maiores espaços verdes do concelho, a Matada da Machada e o Parque da Cidade, possam reabrir, até por uma questão de saúde física e mental da população.

“Os concelhos terão que se reinventar, de cumprir regras, mas de continuar a viver. Embora com restrições compete às entidades pensar os diferentes equipamentos e espaços, adequando-os a esta nova realidade que não desapareceu”, afirma.

27.04.2020 - 19:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.