Conta Loios

moldura

Associação de Municípios da Região de Setúbal
Festival Liberdade 2020 cancelado

Associação de Municípios da Região de Setúbal<br />
Festival Liberdade 2020 cancelado Num momento em que lutamos contra a propagação do COVID-19, com inúmeras e variadas medidas de contenção e perante a ausência de certezas quanto ao seu controlo e duração, a AMRS assume o cancelamento da edição de 2020 do Festival Liberdade como a solução mais segura e adequada neste momento de exceção que estamos a atravessar.

O compromisso que a AMRS, a juventude e a Região assumem com a dinamização do Festival Liberdade, com a projeção dos seus valores, não pode deixar de caminhar a par desta batalha pela saúde e segurança.

Como é do conhecimento geral, a edição de 2020 do Festival Liberdade estava anunciada para Sesimbra, na Quinta do Conde, para os dias 3 e 4 de Julho, tendo a sua dinamização arrancado em Dezembro do ano passado, numa dinâmica conjunta entre o movimento associativo juvenil, a AMRS e os seus municípios associados.

Todo o nosso cronograma foi afetado pela atual situação de combate à pandemia, com graves repercussões na organização e dinamização do Festival Liberdade junto da comunidade e em particular junto da juventude da região, impondo várias restrições e limitações em relação à divulgação, produção e logística do festival.

Com o encerramento das escolas e consequente isolamento de milhares de jovens, não é possível o normal envolvimento da juventude na resposta ao desafio que é lançado pelo Festival Liberdade: o determinante envolvimento dos jovens na construção das várias iniciativas e espaços que fazem deste um festival diferente, erigido pela juventude da Região.

Estamos convictos que, mesmo que a pandemia cedesse até agosto, junho ou julho, não estariam reunidas as condições para garantir a participação dos jovens na preparação desta edição do Festival, o que representaria uma profunda amputação da efetiva participação juvenil na programação, impedindo esta edição do Festival de cumprir o seu desígnio.

A construção de cada edição do Festival Liberdade leva vários meses, procurando que o culminar, refletido nos dias de Festival, seja uma criação dos jovens e uma mostra do que de melhor a juventude e o seu movimento associativo fazem na Região.

O cancelamento desta edição não pressupõe qualquer desistência deste projeto, único no plano regional, nacional e talvez até internacional, nem qualquer renúncia aos valores que este assume. Antes nos coloca um desafio acrescido, procurando que este possibilite um momento de reflexão e união em torno do Festival Liberdade.

O Festival Liberdade é um projeto que assume a comemoração dos valores da Revolução de 25 de Abril de 1974, da Liberdade, da Democracia, da Participação, da construção coletiva de um espaço de vivência e partilha de experiências. Não abdicaremos, em qualquer circunstância, da real essência do Festival e dos valores que este preconiza.

Com o objetivo de manter aceso o espírito do Festival Liberdade até à próxima edição em 2021, lançamos o apelo a todos os jovens da Região para que em conjunto com a AMRS e os municípios seus associados, participem ativamente dinamizando iniciativas sob o desígnio do Festival, fazendo chegar as suas propostas e ideias (coletivas ou individuais). Em conjunto vamos iniciar desde já a construção da próxima edição do Festival Liberdade!

Viva a Liberdade! Viva o Festival Liberdade!

Setúbal, 7 de maio de 2020
AMRS

08.05.2020 - 09:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.