Conta Loios

moldura

Comissão Utentes Serviços Públicos Barreiro
Crónica de um Centro de Saúde

Comissão Utentes Serviços Públicos Barreiro<br />
Crónica de um Centro de Saúde Apraz-nos dizer que este Executivo não gosta da sociedade civil. Não gosta de cooperativas, não gosta de movimentos e plataformas, não gosta de comissões de utentes.

Sempre que um movimento se levanta por não concordar com as decisões ou posições, este executivo tem logo o dedo em riste para os acusar de aziados e comunistas “apregoando” que não aceitam com agrado os supostos grandes projectos de investimento e de emprego para o Barreiro.

Ora a nossa posição nem é sobre os projectos que têm intenção de fazer, é sobre uma Comissão que há 11 anos luta pela construção de um centro de saúde no Alto do Seixalinho, que tem tido uma luta permanente pelos serviços públicos, no concelho em geral.

Esta comissão que teve a ousadia de lançar uma petição em Maio de 2018 e recolher mais de 4000 assinaturas em papel, mais umas quantas digital, teve a ousadia de desafiar instituições e conseguiu que a mesma fosse a reunião plenária no dia 3 de Junho de 2020, na Assembleia da República. Sim, foi a luta desta comissão junto das populações do Barreiro, nomeadamente do Alto do Seixalinho. Sim, foram estas pessoas que conseguiram esta proeza de fazer chegar a sua voz à Assembleia da República. Sim, foi esta população que chegou à casa do Povo.

O triste é que este Executivo não gosta de movimentos civis, porque recebeu esta comissão várias vezes quer em particular, quer nas Sessões de Câmara e ainda na Assembleia Municipal. Sempre tomou uma posição contra o local onde o centro de saúde deveria ser construído desde o início, sempre com as desculpas esfarrapadas do tamanho do terreno, pasme-se que até pensou nos Fidalguinhos! Para que não fosse no terreno disponibilizado pelo anterior executivo, lá encontrou um terreno na escavadeira e deixou a promessa de candidatar a construção a fundos comunitários.

O momento é de rejúbilo, mas também de tristeza. De rejúbilo porque a Comissão de Utentes é reconhecida e a sua petição chegou longe. Tristeza pela postura dos eleitos do PS no concelho que não tiveram a humildade de informar a Comissão de Utentes que já havia uma proposta de construção que estava em andamento com o projecto! Nada se sabe sobre o assunto em concreto!

De querer ser mais papista que o papa está o mundo cheio, mas que nunca se esqueçam quem lutou e continua a lutar pela construção do Centro de Saúde foi e é a população do Barreiro e, especificamente, a do Alto do Seixalinho.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
Antonieta Bodziony

04.06.2020 - 21:22

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.