Conta Loios

moldura

Nível das águas registou uma subida abrupta
ao longo da orla costeira de Portugal Continental que se manterá no fim-de-semana

Nível das águas registou uma subida abrupta <br />
ao longo da orla costeira de Portugal Continental que se manterá no fim-de-semana Observou-se nas últimas horas uma sobrelevação pouco habitual do nível médio do mar, ao longo da orla costeira de Portugal Continental, com especial incidência na costa do Algarve, ao longo da marginal de Cascais e Ribeira das Naus, em Lisboa.

Este é um fenómeno natural e comum nesta época do ano, que resulta da combinação das marés vivas equinociais (as maiores do ano) com um efeito de empilhamento (acumulação) das massas de água oceânicas junto à costa por ação de vento e agitação marítima forte provenientes de sudoeste.


É expectável que o efeito se repita durante o fim de semana, nos períodos coincidentes com a preia-mar, e que dissipe a partir de segunda feira, com o fim do período das marés vivas equinociais.

Esta subida abrupta do nível do mar pode fazer com que se verifiquem inundações, particularmente nas regiões expostas à agitação marítima, podendo a água alcançar, num curto espaço de tempo, zonas aparentemente seguras.

Assim, recomenda-se à população que assuma uma postura preventiva junto à costa, nas praias e em zonas expostas à agitação marítima, não se expondo desnecessariamente ao risco.

18.09.2020 - 21:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.