Conta Loios

moldura

Almada - No Teatro Municipal Joaquim Benite
Teatro do Noroeste com espectáculo para toda a família

Almada - No Teatro Municipal Joaquim  Benite<br />
Teatro do Noroeste com espectáculo para toda a família O Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta Bojador, com texto e encenação de Ana Perfeito a partir de Sophia de Mello Breyner Andersen, para o Teatro de Noroeste - Centro Dramático de Viana. O espectáculo vai estar em cena nos dias 24 e 25 de Outubro, sábado às 16h, e domingo às 11h.

Não se pode ir além do Bojador? A lapidar pergunta que atemorizava o espírito de quem desejava chegar mais além, às terras apenas sonhadas que prometiam riquezas infindas e ainda sem dono, era reforçada pela crença generalizada de que o temível ponto geográfico era povoado por monstros marinhos que puniam marinheiros e navios com a descida ao abismo dos mares. Mas, como em todas as aventuras, alguém viu mais longe e sonhou realizar o impossível, contra todas as recomendações. Quem terá sido?

Em 1961, uma mãe escritora e um dos seus cinco filhos embarcam numa aventura de auto-descoberta. A partir de uma peça de teatro que ela começou a escrever, e que retrata o ano de 1434 e a passagem do Cabo Bojador (para muitos impossível), surge um conjunto de desafios, num palco improvisado: uma sala com uma janela virada para o Mundo. Descobrir este mundo requer apenas ir além do medo e, em conjunto, tentar sempre chegar mais longe!…

Estreado no ano da comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 2004), cujo programa oficial integrou, criado a partir da obra homónima e de elementos biográficos da vida da poeta, o espectáculo relê, reescreve e adapta O Bojador, peça de teatro publicada em 2000 e que integra o Plano Nacional de Leitura. Pondo em diálogo a vida de Sophia e as histórias da História marítima portuguesa, Bojador, numa encenação de Ana Perfeito, dá a cena ao medo, mostrando que é possível ultrapassá-lo.

Bojador (Sala de Ensaios do TMJB, dias 24 e 25 de Outubro, sábado às 16h, domingo às 11h) 40m | M/6

Texto e encenação de Ana Perfeito
Intérpretes Mané carvalho, Pedro Roquette
Cenografia Ricardo Sá
Guarda-roupa Casa São José
Desenho de luz Ana perfeito

Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana

14.10.2020 - 16:12

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.