Conta Loios

moldura

Fórum Cidadania Barreiro XX
Debate ONLINE «Poder Local participado»
. Dia 27 Novembro, Sexta-feira, 20h30

Fórum Cidadania Barreiro XX<br />
Debate ONLINE  «Poder Local participado»<br />
. Dia 27 Novembro, Sexta-feira, 20h30 O Fórum Cidadania Barreiro XXI vai promover no próximo dia 27 de Novembro, a partir das 20h30, um debate ONLINE, tendo como tema: Poder Local participado - uma alavanca para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, valorizando o trabalho e protegendo o ambiente.

Debate online no dia 27 Novembro, Sexta-feira, 20h30
Poder Local participado, uma alavanca para o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, valorizando o trabalho e protegendo o ambiente.

O Barreiro tem sido profundamente marcado pela polémica gerada em torno da venda da Quinta do Braamcamp, procurando retirar da esfera pública um património ambiental, cultural e paisagístico único no contexto municipal. Este processo é sintomático da ausência de quaisquer preocupações ambientais de fundo, que não possam subordinar-se a desígnios economicistas de curto prazo.

Por outro lado, a degradação do tecido económico de base local não tem encontrado na autarquia um parceiro à altura dos grandes desafios com que os agentes económicos locais se confrontam, faltando uma capacidade de intervenção que vá para além de acordos pontuais que não salvaguardam devidamente os interesses futuros do Barreiro.

Que Barreiro necessitamos? Que Barreiro queremos?

É fundamental, mesmo nas circunstâncias adversas em que nos encontramos, procurar criar condições para o desenvolvimento de uma economia local diversificada, mais resiliente e sustentável e que se articule com as perspectivas de futuro.

Moderação
Augusto Sousa

Oradores:

José Manuel Henriques
Professor no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa)
Diretor do Departamento de Economia Política e do curso de Mestrado em Economia Social e Solidária
Docente em Economia do Desenvolvimento em cursos de Mestrado em Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária e Estudos de Desenvolvimento.
Investigador em programas experimentais (Pobreza III, Emprego & Adapt, Equal), programas nacionais (Iniciativa Bairros Críticos, programa Rede Social) e programas promovidos por outras organizações internacionais (Organização Internacional do Trabalho (OIT) (Programa STEP, Plataforma CIARIS) e OCDE (Projecto IESED).

José Paulo Rodrigues
61 anos, natural do Barreiro, onde sempre viveu.
Licenciado em Economia, com vasto percurso profissional ligado às tecnologias de informação tendo, neste domínio, desempenhado funções de direção e de gestão em várias instituições de crédito e grupos financeiros. Regista no seu curriculum profissional, a liderança de vários projetos nacionais e internacionais de grande dimensão e sucesso. Atualmente é o responsável pelos de Sistemas de Informação de um grande banco, liderando uma equipa com várias centenas de colaboradores.
Membro de algumas associações e clubes barreirenses, tendo sido Presidente da Direção do Futebol Clube Barreirense, clube no qual também foi Presidente do seu Conselho Fiscal e membro da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário do Futebol Clube Barreirense

Ricardo Fernandes
48 anos, natural de Alhos Vedros
Estudou e viveu no Barreiro até 1990. Regressou ao Barreiro em 2010.
Empresário na área da Publicidade, sócio gerente na empresa Capaetal Marketing Publicidade e Serviços Lda
Em 2012 mudou a empresa par o concelho do Barreiro, estando a mesma actualmente no Parque Baía do Tejo.
Para além da empresa Capaetal Lda, é parceiro dos projectos Pullup e Studyou.

Susana Silva
40 anos
Licenciada em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural Residente no Barreiro, é membro do Conselho Nacional e da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes. Assessora do Grupo Municipal do PEV na Assembleia Municipal de Lisboa.

13.11.2020 - 19:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.