Conta Loios

moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
VII JORNADAS DO DIA MUNDIAL DA DIABETES

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
VII JORNADAS DO DIA MUNDIAL DA DIABETES A exemplo dos anos anteriores, o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho promoveram, no dia 13 de novembro, as VII Jornadas do Dia Mundial da Diabetes. Este ano a Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), a Unidade Integrada da Diabetes (UID) e a Academia da Diabetes do Barreiro, adaptando-se à nova realidade que vivemos, organizaram um evento exclusivamente online emitido em direto a partir do Fórum Cultural de Alcochete.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Fernando Pinto; do representante do Conselho de Administração do CHBM, Dr. António Cardoso; da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, Dra. Raquel Bettencourt, e da representante da UCFD pelo CHBM, Dra. Laurinda Pereira.

No dia 12 de novembro realizaram-se dois cursos pré-jornadas sobre “Insulinoterapia” e “Novas Terapêuticas na Diabetes”. No dia seguinte, e como já é tradição, as Jornadas iniciaram com um momento cultural surpresa que este ano contou com a colaboração do Conservatório Regional de Artes do Montijo, que durante 15 minutos interpretaram partituras variadas numa combinação de viola e violino.

Ao longo do dia foram abordados vários temas dentro da área da Diabetes, com particular enfoque no fígado como promotor ou alvo da hiperglicemia, bem como a expressão da Diabetes no grande órgão que é a pele. E porque se realizou numa sexta-feira 13, houve lugar a uma mesa intitulada “Azares na diabetes”, onde se discutiram temas como: “erros de comunicação”, “poções, mezinhas e outros não científicos” e “os sabores do mundo”, este último tendo em conta o crescente número de emigrantes e respetivas culturas alimentares; terminando com quatro temas ultrarrápidos que colheram o agrado da assistência pela capacidade de síntese e originalidade.

Para além dos simpósios científicos houve lugar à apresentação do livro “O Doce mundo da Rita”, escrito por Paula Klose e Tiago Klose. Foram ainda lembrados os 100 anos da descoberta da Insulina, terapêutica marcante no tratamento da Diabetes, e os 30 anos da Consulta de Diabetes no CHBM.

As Jornadas contaram com cerca de 200 participantes de várias unidades de saúde de Norte a Sul de Portugal, bem como de Inglaterra, Angola e Alemanha.

Mais uma vez a Comissão Organizadora assinalou a universalidade dos cuidados prestados por todos os profissionais envolvidos na luta contra a Diabetes, e de como todos são igualmente pilares e parceiros com o doente para a obtenção de bons resultados. A equipa da Diabetes tem adaptado a forma de acompanhamento dos utentes para que a pandemia da Diabetes não concorra para o flagelo da pandemia COVID-19.

Fonte - CHBM

19.11.2020 - 14:30

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.