Conta Loios

moldura

Barreiro - STAL denuncia balneários nas instalações camarárias do Nicola sem condições
Não há água quente há pelo menos um mês e meio

Barreiro - STAL denuncia balneários nas instalações camarárias do Nicola sem condições<br />
Não há água quente há pelo menos um mês e meio A Comissão Sindical alertou a CMB para esta situação e solicita uma pronta e urgente solução para os balneários dos homens trabalhadores, dotando-os, com urgência, de água quente.

"De referir que esta situação pode ser motivo de queixa às autoridades competentes que fazem o controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança, saúde e condições no local de trabalho", sublinha a Comissão Sindical do STAL Barreiro.

Balneários nas instalações camarárias do Nicola sem condições para os trabalhadores

A Comissão Sindical do STAL foi alertada por trabalhadores para o facto de, nas instalações camarárias do Nicola, nos balneários/casa de banho destinados aos homens trabalhadores da Câmara Municipal do Barreiro, não haver água quente há pelo menos um mês e meio. A Comissão Sindical teve conhecimento também que, por indicação superior do executivo camarário, a casa de banho/ balneário que estava destinado às mulheres trabalhadoras foi alvo de limpeza e de retirada de pertences, tendo sido dadas ordens que, a partir de segunda-feira, essa casa de banho/balneário irá ser utilizada pelos homens trabalhadores do Nicola, ficando as mulheres trabalhadoras sem o seu balneário/vestiário e casa de banho.

A Comissão Sindical alertou a CMB para esta situação e solicita uma pronta e urgente solução para os balneários dos homens trabalhadores, dotando-os, com urgência, de água quente. De referir que esta situação pode ser motivo de queixa às autoridades competentes que fazem o controlo do cumprimento da legislação relativa à segurança, saúde e condições no local de trabalho.

Na posição enviada ao Presidente da Câmara, a Comissão Sindical exige também que o espaço de casa de banho/ balneário/vestiário que está destinado às mulheres trabalhadoras seja mantido unicamente afeto às referidas trabalhadoras.

Salientamos que, nas atividades que exigem troca de roupas, uso de uniforme ou fardamento, deverão existir locais apropriados para vestiário, dotados de armários individuais e observada a separação de sexos.

A Comissão Sindical tem vindo, ao longo do tempo e em várias reuniões realizadas com a CMB, a solicitar o melhoramento das instalações. Recordamos que foram criadas expectativas aos trabalhadores logo no inicio do mandato e, hoje, verifica-se que, no ano em que termina o mandato, a situação ainda não está resolvida nem foram feitos quaisquer melhoramentos para minimizar os impactos negativos a que estes trabalhadores estão sujeitos em termos de condições de trabalho. Nesse sentido, exortamos aos responsáveis da CMB para que a situação dos balneários e, nomeadamente, a questão da água quente seja reposta no imediato e que, igualmente, as trabalhadoras, na próxima segunda feira, quando regressarem ao serviço, tenham as condições sanitárias que lhe estavam destinadas unicamente ao seu dispor como tem sido até ao momento.

A Comissão Sindical do STAL Barreiro
8 de Janeiro de 2021

09.01.2021 - 11:44

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.