Conta Loios

moldura

Dia Mundial do Teatro em Setúbal
Numa programação com transmissão online composta por duas dezenas de eventos

Dia Mundial do Teatro em Setúbal <br />
Numa programação com transmissão online composta por duas dezenas de eventos Espetáculos, formações, residências artísticas, sessões de cinema e atividades para os mais novos assinalam o Dia Mundial do Teatro em Setúbal, numa programação com transmissão online, composta por duas dezenas de eventos.

Uma homenagem ao teatro, com a exibição de três teasers com profissionais da área na página de Facebook do município de Setúbal, abre, no dia 1 de março, a programação cultural online das comemorações do Dia Mundial do Teatro, organizadas pela Câmara Municipal.

Entre os dias 2 de março e 8 de abril, todas as terças e quintas-feiras a partir das 16h00, o Teatro Estúdio Fontenova promove uma série de “Diálogos Imediatos” na sua página de Facebook.

Trata-se de um conjunto de conversas online à volta do texto “A Paz Perpétua”, do dramaturgo espanhol Juan Mayorga, centradas em temas variados como conflitos externos e internos, competitividade e cooperação, ética e estética e violência e não violência.

No dia 5, às 21h30, a companhia setubalense apresenta em direto a partir da Casa da Cultura, via streaming, “Espírito Dissolvido”, performance sobre vinho, numa abordagem económica, social e política.

O espetáculo pode ser visto a partir na rede social da Casa da Cultura.

Já no dia 21, às 22h00, o Teatro Estúdio Fontenova apresenta “Cerco”, performance criada e interpretada por Eduardo Dias e Patrícia Paixão, simultaneamente exibida em direto no festival brasileiro Mátria Amada – Cultura e os Cuidados com a Terra, pelo Youtube do certame.

No dia 20, o Teatro do Elefante transmite “Brothers”, uma peça cénica sobre a saúde mental na adolescência. A criação fica disponível entre as 10h00 e as 24h00 na página de Facebook da Casa da Cultura.

No dia 21, às 15h30, a página de Facebook da Casa da Cultura transmite, em streaming, a sessão de teatro infantil “Antiprincesas – Frida Khalo”, de Cláudia Gaiolas. No final do espetáculo, há uma conversa aberta com a atriz, sendo necessária inscrição prévia pelo endereço de correio eletrónico dicul@mun-setubal.pt.

No Dia Mundial do Teatro, 27 de março, entre as 10h00 e as 24h00, o Teatro Animação de Setúbal exibe “Valentin, Valentin”, baseada em textos do cantor e autor cómico alemão Karl Valentin, no Facebook do município.

No mesmo dia, e no mesmo horário, o Fórum Municipal Luísa Todi acolhe, em emissão online, a peça “FAKE”, de Miguel Fragata e Inês Barahona, sobre as tensões entre a verdade e a mentira, a informação e a desinformação, as crenças individuais, coletivas e a propensão individual para acreditarmos nos preconceitos que carregamos.

A informação sobre a venda de bilhetes e plataforma de exibição só estará disponível a partir de 6 de março.

Ainda no âmbito do espetáculo, o encenador Miguel Fragata desenvolverá várias conversas online com alunos do ensino secundário do concelho.

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal de Setúbal desafiou a performer Raquel André a apresentar, no dia 6, a sua “Coleção de Amantes”, criação que integra o projeto pessoal da artista “Coleção de Pessoas: Coleção de Amantes, Coleção de Colecionadores, Coleção de Artistas e Coleção de Espetadores”.

Depois do espetáculo, transmitido no facebook de A Gráfica, o público é convidado a participar numa conversa com a atriz, mediante inscrição prévia no endereço dicul@mun-setubal.pt.

No âmbito do Dia Mundial do Teatro, Setúbal recebe ainda uma “Viagem Sentimental”, residência artística do coreógrafo Francisco Camacho, com a participação de artistas de Setúbal.

No dia 8, para assinalar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Internacional da Mulher, é transmitida uma conferência dedicada ao papel das mulheres no mundo da comicidade, numa coorganização entre a autarquia e o Festival Tem Graça! – Festival Internacional de Mulheres Palhaças.

No dia 14, o GATEM – Espelho Mágico exibe “Bambolinices – Memórias vivas rumo ao futuro”, documentário que contém registos de vídeo e de fotografia das atuações do Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família de Setúbal e depoimentos dos representantes, atores e produtores.

O filme passa a partir das 11h00 na plataforma social da companhia.

A AMATEATRO marca presença online nos dias 13 e 14, com passagem de vários vídeos representativos do trabalho dos grupos de teatro amador de Setúbal. O vídeo será transmitido na página do município de Setúbal.

Este ano, a programação das Comemorações do Dia Mundial do Teatro conta com “A Voz em Público”, um workshop de voz e dicção pelo ator e psicólogo Luís Moreira.

Para os mais novos, nos dias 7 e 28, há um workshop de movimento expressivo com a atriz e contadora de histórias setubalense Paula Farinhas. “A Bicicleta: uma verdadeira princesa” é a proposta, às 16h00, na página de Facebook da Casa da Cultura.

Também o Cinema Charlot – Auditório Municipal apresenta na sua página de Facebook dois filmes que tratam a imagética do teatro. No dia 7 apresenta “Os Contos dos Crisântemos Tardios”, de Kenji Mizoguchi, e no dia 14 “French Cancan”, de Jean Renoir.

27.02.2021 - 12:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.