Conta Loios

moldura

No Montijo
Apreensão de mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa

No Montijo <br />
Apreensão de mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa No dia 27 de fevereiro, a GNR apreendeu mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), com o valor estimado de 55 mil euros, na localidade do Montijo.

Os bivalves foram inspecionados pela autoridade veterinária municipal, que os considerou impróprios para consumo, sendo os mesmos sido encaminhados para destruição.

O Comando Territorial de Setúbal, através do Posto Territorial do Montijo, no dia 27 de fevereiro, apreendeu mais de cinco toneladas e meia de amêijoa-japonesa (Ruditapes philippinarum), com o valor estimado de 55 mil euros, na localidade do Montijo.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram vários indivíduos a efetuar a trasfega de mais de cinco toneladas e meia de bivalves, devidamente armazenados e acondicionados em sacos de rede, entre duas viaturas, os quais foram apreendidos em virtude de não se fazerem acompanhar do documento de registo de moluscos e bivalves vivos, documento essencial para determinar a sua proveniência e a sua qualidade em termos higienossanitários.
Da fiscalização resultou a identificação de uma mulher de 43 anos, tendo sido elaborado um auto de contraordenação.

Os bivalves foram inspecionados pela autoridade veterinária municipal, que os considerou impróprios para consumo, sendo os mesmos sido encaminhados para destruição.

A Guarda Nacional Republicana alerta que a captura deste tipo de bivalves, sem que os mesmos sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidos no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem do bivalve fulcral para a prevenção da introdução de forma irregular no consumo.

02.03.2021 - 08:28

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.