Conta Loios

moldura

Carta aberta – A todos os Barreirenses
Uma alternativa para a Braamcamp co-criada por todos

Carta aberta – A todos os Barreirenses<br>
Uma alternativa para a Braamcamp co-criada por todos Um conjunto de cidadãos do Barreiro têm vindo a construir as bases de um processo participado de co-criação de uma perspectiva de futuro para a Quinta Braamcamp.

Hoje é o dia de lançamento público desta iniciativa através da presente CARTA ABERTA aos barreirenses e demais interessados. Queremos assim, motivar à colaboração, sem preconceitos e de forma aberta e construtiva.

Carta aberta – Uma alternativa para a Braamcamp co-criada por todos

a alternativa

Somos um movimento cívico independente, constituído por pessoas ligadas à cidade, empenhadas em viver numa cidade mais justa, igualitária e mais sustentável.
A alternativa acredita que é necessário articular as pessoas e os vários atores locais para que se passe a olhar a cidade, mais concretamente, o espaço público, como uma oportunidade de intervenção e reinvenção do bem comum, participando na
transição para uma cidade mais sustentável.

a braamcamp

Território com um riquíssimo património cultural, industrial e um inestimável interesse ambiental e paisagístico que espelha parte significativa da história da cidade.
Um bem comum que consideramos fundamental que se mantenha com tal, preservando os ecossistemas nele inseridos, salvaguardando possíveis processos de migração forçada, derivados das alterações climáticas.

o que se pretende e como se pretende

Vamos pensar coletivamente este território, compreender e capitalizar os vários sistemas nele existentes, repensá-los e desenvolver estratégias de longo prazo com ações do agora.
Através de um processo participativo, queremos pensar este território a dois tempos: primeiro com intervenções rápidas e que garantam melhorias de qualidade de vida dos habitantes, com reflexo direto na cidade, para numa segunda fase, ser a cidade a sugerir o que falta construir neste território.

Interessa-nos construir um futuro desejável para aquele território, com base nas ideias da população, para em seguida, voltar ao presente, e criar um caminho de transição ao longo do qual, projetos, iniciativas e programas serão posicionados como passos iniciais numa transição longa.
Como resultado deste estudo, vamos apresentar uma ALTERNATIVA para a BRAAMCAMP, construída por todos e para todos.

fazer agora

Paralelamente à construção de uma alternativa para a Braamcamp, queremos desenvolver experimentar novos usos para o vazio urbano que se tornou a Braamcamp. Através de ações de urbanismo tático, intervenções de pequena escala e baixo custo, demonstrar, formas de ação imediatas, com impacto direto no território.
O confinamento revelou-nos a necessidade da nossa relação com a natureza!
Neste sentido, queremos ativar a Braamcamp em conjunto com a comunidade.
Viver aquele espaço público, pelo menos, enquanto tiver na esfera pública.
Cria um projeto, com base nos três eixos: Alterações climáticas, Património e Biodiversidade, e envia-nos para o mail:
alternativabraamcamp.pt

Os domingos na Braamcamp

Fiquem atentos à programação do site e das redes sociais, pois criámos uma agenda, aberta a todos os que queiram propor atividades na Braamcamp. O que pretendemos é ser um veículo de comunicação e de envolvimento organizativo, permitindo criar, uma programação acessível a todos, para um espaço que é de usufruto de todos.
Contamos com a participação de todos os Barreirenses!

alternativa : braamcamp
www.alternativabraamcamp.pt
património
- alterações climáticas - biodiversidade - barreiro - portugal

12.03.2021 - 15:05

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.