Conta Loios

moldura

Entrou em funcionamento no lar da UMNSC do Montijo
Box das Emoções há um ano ao serviço dos utentes e das suas famílias

Entrou em funcionamento no lar da UMNSC do Montijo<br />
Box das Emoções há um ano ao serviço dos utentes e das suas famílias No dia 2 de maio, Dia da Mãe, comemora-se precisamente um ano desde que a UMNSC colocou em funcionamento a Box das Emoções. Num período em que as visitas aos lares estavam suspensas pelas autoridades de saúde, o Dia da Mãe de 2020 marcou simbolicamente o reencontro entre os utentes do lar e as suas famílias, de forma segura, através da Box das Emoções.

Pioneira e rotulada de completamente inovadora, não só a nível nacional, mas também internacionalmente, a solução encontrada pela UMNSC veio interromper a ausência de contacto próximo entre familiares e utentes do lar que puderam, através da Box das Emoções, voltar a manter visitas regulares num ambiente de total segurança e privacidade familiar.

A Box das Emoções permitiu concretizar mais de duas mil e duzentas visitas (2200) no seu primeiro ano de funcionamento e tornou-se definitivamente numa opção adequada e fiável que ainda hoje é utilizada diariamente na UMNSC, continuando a ser amplamente aprovada por utentes e familiares.

O reconhecimento do caráter inovador da solução foi global e a Box das Emoções foi noticiada em mais de 35 países e em vários continentes, tendo ainda o projeto garantido o reconhecimento da UMNSC através de uma Menção Honrosa nos “Prémios Saúde Sustentável, edição especial 2020 – Boas Práticas em contexto de Covid-19“.

A Box das Emoções consiste numa sala amovível que foi acoplada ao edifício do lar da UMNSC e que permite receber condigna e confortavelmente todos os que visitam os utentes, mantendo-os separados por um vidro com menos de um centímetro, presencialmente, cara a cara, mas evitando a interação entre o exterior e o interior do lar, garantindo a segurança dos mais idosos, público mais fragilizado e de maior risco face à pandemia.

Para se afirmar cada vez mais presente na comunidade, para além da inovação, a UMNSC abraçou o desafio da qualidade e conseguiu tornar-se um caso único, ao ser a primeira mutualista a nível nacional a obter a certificação de qualidade em todas as valências desenvolvidas, que vão da infância ao idoso, da educação à saúde, passando pelo apoio social.

Com cerca de 3600 associados, de que muito se orgulha de poder contar, e com a assinatura recentemente adotada “estamos mais perto de si!”, a UMNSC, Associação Mutualista do Montijo continua a reafirmar os valores de sempre e a prosseguir o trabalho junto dos mais desfavorecidos que vem desenvolvendo desde há 148 anos!

02.05.2021 - 00:56

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.