Conta Loios

moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
EXPOSIÇÃO DO DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS
. Comemorado a 5 de maio

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
EXPOSIÇÃO DO DIA MUNDIAL DA HIGIENE DAS MÃOS <br />
. Comemorado a 5 de maio O Centro Hospitalar Barreiro Montijo associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos. O tema deste ano é “Segundos salvam vidas – lave as suas mãos”.

“Com a pandemia COVID-19, a correta higiene das mãos assumiu uma importância ainda maior, podendo dizer-se com toda a verdade que higienizando as mãos salvamos vidas", afirma o Coordenador do GCL-PPCIRA do CHBM, Paulo André.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) associa-se mais uma vez às comemorações do Dia Mundial da Higiene das Mãos. O tema deste ano é “Segundos salvam vidas – lave as suas mãos” e é assinalado através da realização de uma exposição organizada pelo Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA).

Comemorado a 5 de maio, o Dia Mundial da Higiene das Mãos foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2009 Portugal implementou a Campanha Nacional da Higiene das Mãos, que visa promover a prática da higiene das mãos de forma padronizada, abrangente e sustentada, contribuindo para a diminuição das infeções associadas aos cuidados de saúde; e alertar para o controlo das resistências dos microrganismos aos antimicrobianos, através do aumento da adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos nos cinco momentos preconizados pela OMS.

Em 2014, a higiene das mãos passou a fazer parte da Campanha das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, atualmente designada como Estratégia Multimodal das Precauções Básicas de Controlo de Infeção, sendo uma das suas dez componentes, a par de outras práticas de similar importância na prevenção da transmissão das infeções.

“Com a pandemia COVID-19, a correta higiene das mãos assumiu uma importância ainda maior, podendo dizer-se com toda a verdade que higienizando as mãos salvamos vidas, gastando com isso apenas alguns segundos!”, alerta o Coordenador do GCL-PPCIRA do CHBM, Dr. Paulo André.

05.05.2021 - 16:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.