Conta Loios

moldura

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Setúbal
Celebra 2 anos de Atividade
. Internou em casa 334 doentes

Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Setúbal<br />
Celebra 2 anos de Atividade<br />
. Internou em casa 334 doentes No dia 11 de junho de 2021, a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar de Setúbal, celebra 2 anos de Atividade.
Nestes dois anos, a equipa da UHD do CHS internou em casa 334 doentes, que de outra forma teriam permanecido numa cama hospitalar.

Com a Unidade de hospitalização domiciliária passou a ser possível aos utentes do CHS, com necessidade de internamento, obter cuidados hospitalares no conforto e segurança do domicílio. No domicílio são asseguradas terapêuticas endovenosas nomeadamente antibioterapia, e meios complementares de diagnóstico, com assistência 24 horas /dia, 365 dias por ano, à semelhança do internamento hospitalar convencional.

Esta unidade é constituída por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêuticas em articulação com todos os serviços hospitalares, de modo a assegurar no domicílio igualdade de tratamento.

Entre as vantagens deste tipo de internamento contam-se a recuperação mais rápida e o menor número de infeções hospitalares. A personalização dos cuidados é outra das mais-valias. É valorizado o tratamento da doença aguda e a estabilização das doenças crónicas com otimização terapêutica. Por outro lado, o internamento domiciliário permite de forma pró-ativa a promoção da saúde junto dos doentes e dos seus familiares.
E a correr passaram 2 anos…

Com ótimos resultados e satisfação de utentes e familiares superior a 98%, o Centro Hospitalar de Setúbal prepara-se agora para duplicar a capacidade de internamento no domicílio, para 10 doentes. A expansão da UHD, com a criação de uma segunda equipa, tem como objetivo possibilitar o internamento domiciliário de modo equitativo a todos os doentes dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. Faz parte integrante desta expansão a utilização de equipamento de telemetria, que permite manter a segurança e eficácia assistencial aos doentes em internamento domiciliário, geograficamente mais distantes do Hospital.
A UHD do CHS vai continuar a ser O Hospital Em Sua Casa, por si e para si, a tratar cada vez mais e melhor.

Paula Lopes,
Coordenadora da UHD do Serviço de Medicina Interna

14.06.2021 - 18:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.