Conta Loios

moldura

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo na Baixa da Banheira - Moita
Fórum de Saúde Mental nas Autarquias-Respostas Políticas, Comunitárias e de Proximidade

Fórum Cultural José Manuel Figueiredo na Baixa da Banheira - Moita<br />
Fórum de Saúde Mental nas Autarquias-Respostas Políticas, Comunitárias e de Proximidade Já no próximo dia 16 de setembro (quinta-feira) ocorrerá o Fórum de Saúde Mental nas Autarquias, com o tema Respostas Políticas, Comunitárias e de Proximidade, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

Este Fórum é promovido pela Associação Nacional de Saúde Mental – AlertaMente e realiza-se no âmbito do Programa de Apoio Financeiro da Direção-Geral da Saúde e conta com a parceria da Câmara Municipal da Moita.

Criada em 2018, a AlertaMente é uma Organização de Economia Solidária, sem fins lucrativos, apolítica, que promove a consciencialização e compreensão do que é Saúde Mental e a necessidade crítica desta em toda a Sociedade. A Associação exerce a atividade de policy-making promovendo o Direito de todos à Prevenção e ao Acesso a Serviços de Saúde Mental e reúne pessoas de áreas diversificadas, como Economia Social, Ciências da Comunicação, Psiquiatria, Psicologia, Terapia da Fala, Psicomotricidade, entre outras.

Este Fórum é o segundo de três dedicados a diferentes dimensões da saúde mental: em contexto laboral, nas autarquias e na academia.

Tendo como tema "A promoção da saúde mental nas autarquias: respostas políticas, comunitárias e de proximidade", neste 2º Fórum será abordada a descentralização da saúde e qual o enquadramento da saúde mental, as boas práticas ao nível da promoção da saúde mental nos Municípios e a importância que as Autarquias têm enquanto veículo promotor da saúde mental e bem-estar na comunidade.

O seu envolvimento é necessário. Como? Convidamo-lo a vir ter connosco e a envolver-se neste espaço de reflexão, conhecimento e debate para chegarmos ao que ainda falta, saúde mental para todos!

É necessário envolver as comunidades na conceção e desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde mental, ajustadas às necessidades reais desta para, deste modo, conseguir-se garantir uma melhor saúde mental a cada munícipe. Desde 2015 que a saúde mental está incluída nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que definiu a saúde mental como uma prioridade para o desenvolvimento global nos próximos 15 anos, até 2030. Investir na saúde e no bem-estar é uma condição para sociedades equitativas, sustentáveis e pacíficas.

Este Fórum oferece perspetivas diversas e certamente um debate intenso sobre questões atuais nas quais a sua participação é essencial. O seu ponto de vista, as suas ideias e experiências contam. As questões e matéria abordadas tem impactos diretos nas autarquias e nas suas comunidades.

Vai juntar-se a Nós? Siga o link e confirme o seu lugar aqui https://www.alertamente.org/forumsaudemental2021 /> no Auditório Fórum Cultural José Manuel Figueiredo já na próxima quinta-feira, no dia 16 Setembro.


06.09.2021 - 15:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.