Conta Loios

moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
INAUGURAÇÃO DO NOVO ACELERADOR LINEAR

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
INAUGURAÇÃO DO NOVO ACELERADOR LINEAR O novo acelerador linear do Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi esta manhã inaugurado pelo Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes. Este equipamento iniciou atividade no dia 11 de outubro, após ter sido obtida licença de utilização pela Agência Portuguesa de Ambiente, tendo sido adquirido ao abrigo do Lisboa2020, programa operacional da União Europeia para a área da Grande Lisboa com o objetivo de “Reforçar a Investigação, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação” neste território.

A cerimónia de inauguração contou, ainda, com a presença do Presidente e Vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Luís Pisco e Laura Silveira, respetivamente; do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa; do Presidente da Assembleia Municipal do Barreiro, André Pinotes Batista; da Deputada e Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, Eurídice Pereira; do Diretor Executivo do ACES Arco Ribeirinho, Dr. Miguel Lemos; entre outros convidados e profissionais do CHBM.

Com um investimento de 2,4 milhões de euros, este acelerador linear substituiu um dos dois equipamentos existentes no Serviço, permitindo assim acompanhar a evolução tecnológica e científica desta área fundamental da Oncologia. O novo equipamento permitirá aumentar a capacidade de resposta essencialmente para tratamentos complexos, com vantagens a nível da rapidez e precisão, que se traduzirão na melhoria da eficácia e qualidade dos cuidados prestados ao doente oncológico.

Recorde-se que o Serviço de Radioterapia do CHBM iniciou a sua atividade em maio de 2005 e foi o primeiro serviço público a dispor desta terapêutica a sul do rio Tejo. Certificado pela norma ISO 9001:2015 desde 2009, o Serviço de Radioterapia realizou 19.308 tratamentos durante o ano de 2020, tendo mantido, sem interrupção, a sua atividade assistencial durante a pandemia COVID-19.

Fonte - CHBM

20.10.2021 - 16:22

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.