Conta Loios

moldura

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos reclama reposição da vacinação
contra a Gripe e da COVID-19 nos centros de saúde do concelho do Barreiro.

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos reclama reposição da vacinação <br />
contra a Gripe e da COVID-19 nos centros de saúde do concelho do Barreiro. . A CUSP apela à população para que se mobilize pela resolução desta situação.

A Comissão de Utentes de Serviços Público do Barreiro (CUSP) repudia o facto de os utentes do concelho do Barreiro serem obrigados a deslocarem-se à Moita para garantir a sua vacinação contra a gripe, bem como a 3.ª dose contra a COVID-19.

A CUSP defende que a vacinação deve ser (re)integrada nos centros de saúde aos quais os utentes estão afectos, quer por uma questão de proximidade, como pela gestão dos recursos existentes. Se com a pandemia da COVID-19 houve a necessidade de
administração em massa e, para isso, foi importante criar um centro de vacinação exclusivo que desse respostas à necessidade premente, neste momento esse centro já não se justifica.

Importa, no entanto, que se assegure a sua administração, preferencialmente onde existem condições logísticas, como é o caso dos centros de saúde de cada área de residência. Não faz sentido que os utentes tenham que se deslocar ao concelho vizinho para aceder a esses cuidados de saúde tão importantes.

A situação agrava-se quando temos em consideração que a administração das duas vacinas está a iniciar com um grupo da população vulnerável, com dificuldades de mobilidade, muitas vezes dependente e com os rendimentos mais baixos. Sem uma rede de transporte e, por vezes, sem o apoio familiar que assegure uma deslocação segura e cómoda.

A CUSP reclama do Ministério da Saúde e da ARSLVT urgente alteração desta situação e que interceda pela melhoria das condições para os utentes. Nesse sentido, enviaremos uma missiva ao Sr. Director do ACES, bem como às coordenações das USF e UCSP para que se possa reverter esta situação, encontrando uma solução que seja benéfica aos utentes do concelho. Será igualmente feita uma distribuição de informação à população junto dos Centros de Saúde do Barreiro.

A CUSP apela à população para que se mobilize pela resolução desta situação.

Comissão de Utentes de Serviços Públicos do Barreiro
10 de novembro de 202

11.11.2021 - 11:57

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.