Conta Loios

moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
VIII Jornadas do Dia Mundial da Diabetes

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
VIII Jornadas do Dia Mundial da Diabetes  O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) em conjunto com o ACES Arco Ribeirinho promoveram a 8ª edição das Jornadas do Dia Mundial da Diabetes, no passado dia 19 de novembro. A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes (UCFD), a Unidade Integrada da Diabetes (UID) e a Academia da Diabetes do Barreiro, organizaram um evento em formato online e presencial, no Fórum Cultural de Alcochete.

O dia iniciou com a já habitual receção surpresa, que este ano ficou a cargo de Maria Inês Saraiva que, com apenas 12 anos, encantou os presentes com a sua voz. A sessão de abertura contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcochete, Maria de Fátima Soares; da representante do Conselho de Administração do CHBM, Dra. Filomena Carneiro; da Presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Arco Ribeirinho, Dra. Raquel Bettencourt, e da representante da UCFD pelo CHBM, Dra. Laurinda Pereira.

As Jornadas, este ano integradas nas comemorações dos 100 anos de descoberta da Insulina, tiveram como tema principal “O milagre da insulina” e vários outros dentro da área da Diabetes como a “Diabetes não 1 e não 2” e a “Checklist de ensino na diabetes”. Foi também apresentado o projeto “A Roda da Diabetes” divulgado mensalmente nas redes sociais do CHBM. No final da tarde houve lugar para a apresentação de diferentes temas flash centrados nesta doença. O evento terminou com a atribuição dos 3 prémios de melhor poster nas categorias de trabalhos de investigação (estudos retrospetivos e prospetivos), relato de casos clínicos e revisões baseadas em evidências ou de literatura, dentro dos 14 concorrentes.

Ainda no âmbito das VIII Jornadas do Dia Mundial da Diabetes realizaram-se nos dias 3, 10 e 17 de novembro os cursos pré-jornadas sobre a “Contagem de Hidratos de Carbono”, as “Novas terapêuticas na Diabetes” e a “Insulinoterapia”. As Jornadas contaram com a presença de um total de 280 participantes, 160 em modelo presencial e 120 online, provenientes de várias unidades de saúde do país.

A Comissão Organizadora congratula os participantes pela sua conduta durante o decurso das Jornadas, um exemplo de civismo e cidadania nos tempos que vivemos, demonstrando que se pode manter as atividades em segurança, readaptando-nos à nova realidade.

fonte - CHBM

23.11.2021 - 17:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.