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Associação Barreiro Património Memória e Futuro
Exposição e Colóquio sobre o Património Ferroviário do Barreiro

Esta exposição sobre a história e o património ferroviário do Barreiro, com o espólio da ABPMF, é composta por vários materiais/peças que contam a história do Caminho-de-ferro no Barreiro e traduzem parte da identidade da cidade do Barreiro e, como tal, parcelas da memória dos Barreirenses. A preservação destes materiais tem como finalidade manter presente esta identidade colectiva e salvaguardar a memória ferroviária.
O comboio assumiu, a partir do Barreiro, um papel preponderante no desenvolvimento económico e social de toda a região sul e do próprio país. O transporte de passageiros, ainda hoje, representa um meio de transporte urbano de importância relevante, na ligação do Barreiro à capital do Distrito, Setúbal.
Assim, defendemos que a actividade ferroviária, enquanto pólo gerador de emprego e dinamismo social, deve continuar e ser reforçada no Barreiro. Só desse modo pode contribuir para a riqueza e desenvolvimento integrado da região e do país.
Estas também são razões que nos levam a considerar o Património Ferroviário do Barreiro como um elemento estratégico de desenvolvimento económico, social e cultural que pode, decisivamente, concorrer, para manter vivo um povo, uma cidade, uma região. Defendemos, portanto, que a salvaguarda da memória e da história representada por este conjunto, entre edificado e não edificado, contribui para a atractividade do Barreiro em termos turísticos e de como, através dele, se pode contar a história completa desta actividade na região e no país.
Uma boa forma de preservar o património construído, mantendo-o longe de ambições imediatistas e/ou da gula de interesses económicos especulativos, é conseguir a sua classificação patrimonial com valor nacional.
Reputamos de urgente, dado ao avançado estado de degradação, a classificação pendente na Direcção Geral do Património Cultural, da Estação Sul e Sueste do Barreiro-Mar, também conhecida por Estação Barreiro-Mar, primeira estação multimodal no país. Oficinas Ferroviárias, que foram a primeira e mais antiga estação no seu estilo em Portugal (1861). Rotunda e Cocheira das Máquinas. Bairro Ferroviário. Material Circulante primordial (pedido adicionado em 2016).
O processo de classificação encontra-se na fase Em Vias de Classificação, por publicação do anúncio de abertura em DR n.º 30, 2.ª série, de 12.02.2018. Tinha o acordo do executivo anterior, quanto à posição do actual executivo nada se sabe, mas apelamos a que tome posição a favor de uma rápida classificação, mais que urgente.
Mas CP Comboios de Portugal intentou um recurso hierárquico na Direcção Geral do Património Cultural (DGPC), o qual foi indeferido e, na sequência do mesmo, moveu uma acção administrativa em tribunal, questionando a legalidade da classificação do Património Ferroviário do Barreiro.
Associação Barreiro Património Memória e Futuro
16.05.2022 - 08:01
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