moldura

Comemorações do 50º Aniversário do 3º Congresso da Oposição Democrática
Núcleo do Barreiro da URAP organiza a deslocação a Aveiro

Comemorações do 50º Aniversário do 3º Congresso da Oposição Democrática<br />
Núcleo do Barreiro da URAP organiza a deslocação a Aveiro . O Barreiro e o distrito de Setúbal deram um importante contributo, nomeadamente na apresentação das Teses do Movimento Democrático do Distrito de Setúbal,

No próximo mês de abril, entre 4 e 8, perfazem-se 50 anos sobre a realização, em Aveiro, do IIIº Congresso da Oposição Democrática que juntou mais de 2000 participantes e que culminou com uma carga brutal, levada a cabo pelas forças de choque do regime de Marcelo Caetano, aquando e de forma pacífica os congressistas pretendiam levar a cabo uma romagem à campa de Mário Sacramento.

A URAP leva a cabo, no dia 1 de Abril em Aveiro, uma comemoração de âmbito nacional do 50º aniversário do 3º Congresso da Oposição Democrática. Este acontecimento, que teve particular relevância na luta contra o fascismo, fez parte do combate de milhares de democratas portugueses contra a ditadura, constituindo um forte impulso para a concretização do 25 de Abril de 1974.

O 3º Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro entre 4 e 8 de Abril de 1973, foi o culminar da participação de milhares de democratas por todo o país, através de centenas de reuniões e debates que afrontaram o regime de Salazar e Caetano.

O Barreiro e o distrito de Setúbal deram um importante contributo, nomeadamente na apresentação das Teses do Movimento Democrático do Distrito de Setúbal, engrossando a luta que levou à queda do regime fascista e colonialista que, durante 48 anos, governou Portugal.

Do programa das comemorações consta:

14:30 - Sessão evocativa no Auditório do Centro de Cultura e Congressos de Aveiro
16:00 - Desfile e homenagem aos democratas de Aveiro.

O núcleo do Barreiro da URAP, organiza a deslocação de dezenas de democratas através de transporte em autocarro.
As inscrições podem ser efectuadas, até ao dia 27 de março, através dos números indicados.

Participar é lutar por um amanhã melhor!
“Junta a tua à nossa Voz”.
Contactos:
e-mail: urap.nucleo.barreiro@gmail.com
927 817 792, 933 110 260 e 912 185 194

23.03.2023 - 11:45

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.