moldura

PALMELA - Em S. Gonçalo, Cabanas - Quinta do Anjo
Festival Queijo, Pão e Vinho a principal montra dos produtos regionais de qualidade
. de 31 de março a 2 de abril

PALMELA - Em S. Gonçalo, Cabanas - Quinta do Anjo<br />
Festival Queijo, Pão e Vinho a principal montra dos produtos regionais de qualidade<br />
. de 31 de março a 2 de abril O Festival Queijo, Pão e Vinho, a principal montra dos produtos regionais de qualidade, acontece já de 31 de março a 2 de abril, em S. Gonçalo, Cabanas (Quinta do Anjo), com um programa ideal para as famílias e, este ano, com várias novidades, para um maior conforto das/os visitantes.

A 27.ª edição do evento foi apresentada no dia 22 de março, nas instalações da ARCOLSA - Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, que organiza o Festival, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
O Presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, explicou que, para «criar melhores condições para quem visita o evento», vai ser instalada mais uma tenda e mesas de exterior e vão ser criadas mais zonas de sombra.
Outra novidade, anunciou Francisco Macheta, é o copo reutilizável do Festival, que as/os visitantes adquirem à entrada juntamente com a pulseira e utilizam depois para todos os consumos de bebidas no recinto. O objetivo é evitar o desperdício de plástico e afirmar cada vez mais o Queijo, Pão e Vinho como um Eco Evento. As pulseiras têm o valor simbólico de 2€ para um dia com oferta do copo e o mesmo valor para os três dias, sem oferta do copo, que pode ser adquirido por mais 1€. Para além de poderem ser adquiridas no local, estão já à venda na casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, e na Junta de Freguesia de Quinta do Anjo.
Para facilitar o acesso ao Festival e desincentivar as/os visitantes a deslocarem-se em viatura própria, o Município vai disponibilizar um vaivém, com partidas do Largo de S. João, em Palmela, sexta-feira, entre as 20h00 e as 23h30, sábado, das 16h00 às 23h00, e domingo, das 14h00 às 21h00.

Corrida com Ovelhas 100% Saloias

As/os visitantes vão ter a oportunidade de contactar diretamente com as/os 39 produtoras/es presentes (15 de vinhos da Península de Setúbal, nove queijarias, duas panificadoras e 13 de doçaria, mel, entre outros produtos). Tal como na edição de 2022, os Queijos de Portugal vão estar representados, desta vez no stand da ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal. Também os Municípios de Setúbal e Sesimbra vão estar presentes este ano, ficando assim representada toda a região da Arrábida.
Um dos principais atrativos do programa central é a Corrida de Ovelhas, este ano com Ovelhas 100% Saloias. Destaque também para as demonstrações de tosquia, as diversas atividades desportivas promovidas com a importante parceria do Movimento Associativo e os espetáculos com Jorge Nice, Sevilhanas, Grupo Alluahá, Orquestra Ligeira da SIM e Cante Alentejano com Mod´Alentejo e o Grupo Coral 1.º de Maio.
O programa central é complementado por um programa equestre e atividades na área da gastronomia e vinhos, com destaque para o Ateliê de Fogaça de Palmela com a Chef Marta Nunes, que o Município promove no âmbito do programa “Palmela - Experiências com Sabor!”.

Esperada «enchente» de visitantes

Depois do recorde de 18 mil visitantes alcançado em 2022, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, acredita que 2023 vai voltar a ser um ano de «enchente». O Festival, realçou, «é já uma marca territorial, de atração de visitantes», um «grande espaço de convívio e reencontro com as origens» e um evento «com um enorme potencial de crescimento e um percurso de futuro ainda incalculável».
«Este é um certame que queremos levar cada vez mais longe», referiu Álvaro Balseiro Amaro, garantindo que «a Câmara Municipal está fortemente empenhada e faz parte da família que põe este certame em pé, que só acontece com a conjugação de vontades».
Também o Presidente da Junta de Quinta do Anjo, António Mestre, destacou o empenho da Junta para com o Festival, sendo que nesta edição «reforçou o apoio financeiro». Passados estes anos, o Festival «mantém as características quase originais» e aposta no «envolvimento do movimento associativo» e, para António Mestre, estes são fatores que o valorizam.

Programa Central

31 março

15h00
Abertura

18h00 | Tenda Gastronómica
Inauguração

22h00 | Tenda Gastronómica
Jorge Nice

24h00
Encerramento

1 abril

9h30 | Recinto do Festival
Treino de Trail Queijo, Pão e Vinho
Limited Edition Team

10h00 | Capela de S. Gonçalo
Passeio “Terras de Queijo, Pão e Vinho”
SAL

10h30 | Picadeiro
Demonstração de Atletismo
Quintajense Futebol Clube

12h30-23h30 | Picadeiro
Atividades Equestres
Escola de Equitação Quinta dos Barreiros

14h00 | Recinto do Festival
Espetáculo Rua SIM

16h00 | Picadeiro
Tosquia Mecânica
Armindo Mendes
Tosquia Manual
João Cândido

17h30 | Tenda Gastronómica
Sevilhanas
Maria José Navarro

17h30 | Ovinódromo
Corrida de Ovelhas

20h00 | Tenda Gastronómica
Grupo Alluahá
Coreógrafa: Ana Pinto

22h00 | Tenda Gastronómica
Orquestra Ligeira SIM

24h00
Encerramento

2 abril

9h00 | Recinto do Festival
Passeio de Bicicleta Estrada
Associação Desportiva Bike & Nutrition

9h00 | Recinto do Festival
Passeio de BTT
Salta Carrascas

10h00-20h00 | Picadeiro
Programa Equestre
Quinta dos Barreiros

16h00 | Picadeiro
Tosquia Mecânica
Armindo Mendes
Tosquia Manual
João Cândido

16h00 | Tenda Gastronómica
Cante Alentejano - Mod´Alentejo

17h00 | Tenda Gastronómica
Cante Alentejano - Grupo Coral 1.º de Maio

17h30 - Ovinódromo
Corrida das Ovelhas

20h00
Encerramento

25.03.2023 - 09:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.