moldura

Centro Hospitalar Barreiro Montijo
Recebeu ontem a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro

Centro Hospitalar Barreiro Montijo <br />
Recebeu ontem a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro Para a Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Teresa Carneiro, “esta visita revestiu-se de extrema importância para os profissionais e utentes desta Instituição pois foi uma oportunidade única de partilhar com o Ministro da Saúde o trabalho desenvolvido por este Centro Hospitalar, os investimentos realizados e a concretizar nos próximos anos, mas também mostrar as fragilidades com que esta Instituição se depara, à semelhança da realidade do SNS, apesar da entrega total dos profissionais num esforço contínuo para prestarem os melhores cuidados de saúde aos nossos doentes”.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) recebeu ontem a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, inserida na iniciativa Governo Mais Próximo. Nesta visita, foi acompanhado pelo Conselho de Administração do CHBM, presidido por Teresa Carneiro, vários autarcas e outros representantes de diversas instituições da região.

O Ministro da Saúde visitou Unidade de Cirurgia de Ambulatório no Hospital do Montijo; e a Unidade de Cuidados Intensivos, o Serviço de Imagiologia e o Serviço de Urgência Geral no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, onde cumprimentou os profissionais e utentes, numa relação de grande proximidade, disponibilidade e interesse para com todos os presentes.

Na Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA) foi recebido pela Responsável, Ana Arranhado, pela Enfermeira Chefe, Ana Paula Salvado, e pela Administradora Hospitalar, Susana Capela, tendo oportunidade de visitar um serviço de excelência que, após um investimento de cerca de 2 milhões de euros, entrou em funcionamento em 2012 e ao longo da última década tem desenvolvido um programa exclusivo de cirurgia de ambulatório em diversas especialidades, permitindo o crescimento da capacidade operatória do CHBM, pela otimização de recursos humanos e materiais. A UCA, que está acreditada pela Direção-Geral da Saúde desde 2021, realizou no último ano perto de 3 mil intervenções cirúrgicas.

Rumo ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, o Ministro da Saúde visitou primeiramente a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), onde aguardavam por si o Diretor da Unidade, Ricardo Matos, a Enfermeira Chefe, Filomena Sanches, e a Administradora Hospitalar, Cláudia Luz. Aqui, conheceu uma Unidade altamente diferenciada que, em 2021 e após um investimento que rondou os 2 milhões de euros, sofreu obras de beneficiação do espaço existente, expansão do serviço e capacitação tecnológica, tendo a sua lotação crescido de 5 para 11 camas.

Seguiu-se a visita ao Serviço de Imagiologia para conhecer o mais recente equipamento adquirido para a Instituição, uma Tomografia Computorizada, que se traduziu num investimento superior a 635 mil euros. O Diretor do Serviço, João Granadeiro, a Técnica Coordenadora, Paula Montoia, e a Administradora Hospitalar, Alexandra Cerqueira, mostraram este novo equipamento que tem capacidade e características tecnológicas que permitem uma atividade mais diferenciada, eficiente e de elevada performance assistencial em radiologia do corpo.

Neste Serviço foi referido ao Ministro da Saúde a importância de dotar a Imagiologia, a curto prazo, de um equipamento de Ressonância Magnética, uma vez que o CHBM tem registado um aumento da prevalência da patologia oncológica, sentindo necessidade de adequar o seu perfil assistencial às necessidades da população e sendo referência no tratamento de Radioterapia para toda a península de Setúbal e concelho de Vila Franca de Xira. Este equipamento significará um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros, mas terá um retorno a curto prazo para a Instituição, já que no último triénio o CHBM gastou mais de 1,7 milhões de euros só na realização de exames no exterior, com tendência crescente.

Antes de finalizar a sua visita, houve ainda oportunidade para Manuel Pizarro conhecer a Urgência Geral, tendo o Ministro da Saúde sido recebido pelo Diretor do Serviço, Vasco Firmino, pela Enfermeira Chefe, Sandra Contreiras, e pela Administradora Hospitalar, Cláudia Luz, que mostraram as instalações e explicaram as dinâmicas deste espaço que, em 2018 e após um investimento na ordem dos 860 mil euros, sofreu obras de beneficiação e ampliação, permitindo definir circuitos diferentes para os doentes prioritários e não prioritários, com salas de espera autónomas, melhorando assim as condições de vigilância dos utentes mais urgentes.

Para a Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Teresa Carneiro, “esta visita revestiu-se de extrema importância para os profissionais e utentes desta Instituição pois foi uma oportunidade única de partilhar com o Ministro da Saúde o trabalho desenvolvido por este Centro Hospitalar, os investimentos realizados e a concretizar nos próximos anos, mas também mostrar as fragilidades com que esta Instituição se depara, à semelhança da realidade do SNS, apesar da entrega total dos profissionais num esforço contínuo para prestarem os melhores cuidados de saúde aos nossos doentes”.

30.03.2023 - 19:57

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.