moldura

Montijo - União Mutualista Nossa Senhora da Conceição
Comemorar 151 anos honra o passado e reafirma compromisso com comunidade

Montijo - União Mutualista Nossa Senhora da Conceição<br />
Comemorar 151 anos honra o passado e reafirma compromisso com comunidade A celebração dos 151 anos da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição - Associação Mutualista, mais do que um número relevante, é para a instituição um marco que reflete mais de 150 anos de compromisso com a comunidade montijense e com as populações dos concelhos vizinhos.

O compromisso que em 1873 começou por garantir às famílias de todos os associados, independentemente da sua classe social e capacidade económica, dignidade perante a morte, através do apoio no funeral, tem vindo a cumprir-se através de um número crescente e multidisciplinar de valências.
A UMNSC tornou-se nos últimos anos a mutualista portuguesa com o leque de intervenção mais alargado, que se concretiza em mais de uma dúzia de valências, que vão desde a infância ao idoso e que cruzam áreas como as da educação, da saúde e do apoio social, através de diferentes programas e diversos tipos de intervenção. Entre utentes e clientes, a UMNSC serve diariamente um número bem acima de um milhar de indivíduos, que se distribuem entre a comunidade montijense e as populações dos concelhos vizinhos, grosso modo.
Ao longo destes 151 anos período, a instituição tem sido um pilar crucial no apoio à população, promovendo o bem-estar social e contribuindo para a melhoria das condições de vida, principalmente dos mais desfavorecidos.
A longevidade da instituição e reflexo do reconhecimento e da confiança que a comunidade deposita na UMNSC, mas é também um testemunho da dedicação contínua que a mutualista oferece aos seus utentes e da sua capacidade de enfrentar desafios sociais e de responder às situações mais complicadas e às necessidades emergentes que assolam a comunidade, como recentemente aconteceu com a Covid 19.
Nas palavras de Pedro Santos, presidente da UMNSC, “a comemoração dos 151 anos não apenas honra o passado, mas reafirma o compromisso com a comunidade e a vontade de continuar a alargar a presença na União Mutualista na comunidade, numa perspetiva de assumir um papel cada vez mais significativo no apoio social, procurando garantir um futuro mais justo e inclusivo para todos.”
Este ano a festa comemorativa dos 151 anos decorreu no edifício do Lar da UMNSC, junto dos utentes das valências de ERPI e Unidade de Cuidados Continuados. A alegria dos utentes foi contagiante. Rostos iluminados, sorrisos sinceros e olhares cheios de gratidão por este momento de partilha que os envolveu em primeira linha preencheram o ambiente.

A celebração não marcou apenas o aniversário da instituição, mas também reforçou os laços entre os utentes, os familiares, os profissionais destas valências, os associados presentes e os elementos do Conselho de Administração.

Também neste dia foi atribuído o Diploma de Reconhecimento da instituição a três funcionárias, Ana Paula Santos, Carla Rolo e Cidália Conceição, pelos 25 anos de colaboração com a UMNSC. Destacando-se sobre estes elementos, o esforço e a dedicação que colocam no seu trabalho e que contribui para que a UMNSC consiga concretizar os seus objetivos e defender diariamente os valores do Mutualismo.

Juntaram-se a esta data comemorativa o Grupo Hip-hop UDC e o Grupo Teatro Sem Limites, a quem a UMNSC agradece, nas pessoas da Professora Marta Fuste e do Professor João Barbosa, e que muito contribuíram para o sucesso e grande animação em que decorreu a festa do 151º aniversário da União Mutualista.

Já nos primeiros dias desta semana deu-se continuidade à celebração dos 151 anos da UMNSC cantando-se os “Parabéns” e partilhando-se um bolo de aniversário com todas as equipas de cada uma das valências da UMNSC: a Farmácia, a Clínica, o Balcão do Associado, a Unidade de Cuidados Continuados, a Creche e Pré Escolar da Casa da Criança e Centro Infantil António Marques, o Lar, o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário, a Casa Abrigo, o Centro Comunitário Esteval/Caneira, os Mediadores Comunitários In´Bairro, os Serviços Administrativos e os serviços de Manutenção e Frota. Forma que o Conselho de Administração utilizou para saudar o desempenho das equipas de trabalho das diferentes valências que compõem a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição - Associação Mutualista
Como referiu Patrícia Soares, “A dedicação destes profissionais contribui para o sucesso contínuo da instituição, ressaltando que o comprometimento dos trabalhadores é o verdadeiro alicerce do impacto positivo que a instituição tem na comunidade.”

24.11.2023 - 21:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.