moldura

Congresso Internacional DIREITOS HUMANOS
História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização

Congresso Internacional DIREITOS HUMANOS<br />
História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização . Assinalando os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Realiza-se, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, em Alenquer (Portugal), o Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s) em contexto de Globalização – Assinalando os 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Local: Auditório Dr. Teófilo Carvalho dos Santos, Edifício dos Paços do Concelho, Alenquer – Portugal.

O presente congresso pretende oferecer uma visão abrangente sobre o tema dos Direitos Humanos em perspetiva global, atendendo aos seus principais significados, debates e desafios na atualidade, mas fornecendo também uma perspetiva diacrónica de formação dos mesmos, em particular em Portugal e em contexto lusófono. Dar-se-á atenção, não apenas à atual dimensão jurídica dos direitos e à sua salvaguarda nas práticas ativistas e de cidadania, mas também às raízes da problemática, nas suas dimensões histórico-filosóficas, como forma de aprofundamento da temática e consciencialização para os direitos humanos tal como hoje estão presentes no nosso dia a dia, e em contexto de globalização.

Este congresso internacional é uma iniciativa do projeto Dignipédia Global: Aprofundar, Sistematizar e Defender os Direitos Humanos em Contexto de Globalização (EEA Grants – Active Citizens Fund | Programa Cidadãos Ativ@s – Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Bissaya Barreto), e é promovido pela Câmara Municipal de Alenquer, pelo Centro de Estudos Globais da Univ. Aberta/Cátedra UNESCO de Estudos Globais, pelo European Centre for Women and Technology (Oslo-Noruega), pelo JUSGov da Univ. Minho, entre outras instituições nacionais e internacionais.

O presente encontro irá contar com vários especialistas, nomeadamente Edward Wilson-Lee (Univ. Cambridge), Eva Fabry (ECWT), João Cardoso Rosas (Univ. Minho), Luís Oosterbeek (CIPSH-UNESCO), Patrícia Jerónimo (Univ. Minho), Paulo Pinto de Albuquerque (Univ. Católica Portuguesa). A conferência de encerramento será proferida por Teresa Pizarro Beleza (Univ. Nova de Lisboa).

Objetivos gerais:
• sistematizar e aprofundar a problemática dos Direitos Humanos (DH) nas suas linhas globais;
• consciencializar para os DH, valorizando os diversos campos epistemológicos que convocam (histórico, filosófico, jurídico, cultural, económico, social, etc.).

Objetivos específicos:
• reconhecer os DH enquanto tema complexo, de encontro e cruzamento de diversas áreas disciplinares e de ação;
• compreender a atualidade dos DH, também a partir da sua elaboração ao longo da História;
• sistematizar, identificar e analisar os principais momentos de elaboração das atuais teorias de DH;
• refletir sobre os desafios atuais de DH, e dificuldades de aplicação e defesa, entre as teorias e as práticas;
• refletir sobre os DH enquanto utopia necessária para a construção real de um espaço global de humanidade.

Para mais informações:
Congresso Internacional Direitos Humanos: História, Atualidade e Utopia(s)
 congresso.dignipedia@gmail.com
Dignipédia Global
tl. (+351) 969 977 702

05.12.2023 - 13:33

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.