moldura
Núcleo do Barreiro do Movimento Democrático de Mulheres
Urgente e necessário reforço do serviço público de saúde
"É com grande preocupação e indignação que temos assistido aos sucessivos encerramentos de serviços no Hospital do Barreiro, constituindo retrocessos gigantes no que respeita ao direito à saúde.", sublinha o Núcleo do MDM.
Comunicado sobre a suspensão do internamento de Cardiologia no CHBM
O Núcleo do Movimento Democrático de Mulheres do Barreiro manifesta a sua apreensão acerca da decisão de suspensão do atendimento urgente e de internamento de Cardiologia, no Centro Hospitalar Barreiro-Montijo, a partir desta segunda-feira, e sem data para reabertura.
É com grande preocupação e indignação que temos assistido aos sucessivos encerramentos de serviços no Hospital do Barreiro, constituindo retrocessos gigantes no que respeita ao direito à saúde. No último ano, manifestámo-nos firmemente contra o encerramento intermitente e, consequente, deslocalização dos serviços de Obstetrícia/Ginecologia, Bloco de Partos e de Pediatria, encerrados até quarta-feira que vem - que aumentam a vulnerabilidade das mulheres e das famílias, as dificuldades de acesso a cuidados de saúde constitucionalmente consagrados, quer na assistência à gravidez, parto e pós-parto, como no acesso a cuidados de proximidade.
Estes constrangimentos e os fechos são o resultado de anos de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, particularmente através da transferência do orçamento público para o serviço privado, em detrimento do urgente e necessário reforço do serviço público de saúde.
É imperativo que se reforce o Serviço Nacional de Saúde, com condições e recursos, humanos e materiais, que garantam os cuidados de saúde necessários. Impõe-se o investimento nos cuidados de saúde primários, com a atribuição de médicos e enfermeiros
de família a todos os utentes, mas também a criação e reforço de especialidades.
É por todas estas razões e porque a participação e luta mulheres conta que apelamos a todas as mulheres que tenham em conta 4 importantes datas que nos mês de Março exigem especial atenção das mulheres:
- Dia 2 de Março pelas 11H00, Concentração junto ao Hospital do Barreiro convocada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro em defesa do Serviço Nacional de Saúde
- Dia 8 de Março, Dia Internacional da Mulher - dia da luta pela igualdade e emancipação das Mulheres.
- Dia 10 de Março, afirmar nas urnas a vontade de mudança e dar força aos valores de Abril.
- Dia 23 de Março, Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa.
26 de Fevereiro de 2024
Núcleo do Barreiro do Movimento Democrático de Mulheres
28.02.2024 - 00:03
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.