moldura

BARREIRO - Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho
Radioterapia realiza 513 mil tratamentos em 19 anos de atividade

BARREIRO - Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho <br />
Radioterapia realiza 513 mil tratamentos em 19 anos de atividade O Serviço de Radioterapia da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) assinalou o seu 19º aniversário no dia 16 de maio. Em 19 anos de atividade, o Serviço de Radioterapia, que está certificado desde 2009, realizou 331.804 tratamentos complexos e 181.155 tratamentos simples.

O Serviço de Radioterapia iniciou a sua atividade em maio de 2005 para dar resposta às necessidades de tratamentos dos doentes do foro oncológico, da área da Península de Setúbal, com indicação para radioterapia externa. Atualmente, é um dos hospitais integrados na Rede Nacional de Especialidade Hospitalar e Referenciação de Radioterapia da Região de Lisboa e Vale do Tejo, respondendo à prestação de cuidados de saúde de radioterapia aos utentes da Península de Setúbal (Unidade Local de Saúde Arco Ribeirinho, Unidade Local de Saúde da Arrábida, Unidade Local de Saúde Almada Seixal) e ainda à população servida pelo Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo, correspondendo a uma cobertura assistencial de mais de 1 milhão de habitantes.

Conta com 2 aceleradores lineares, tendo vindo a implementar novas técnicas de tratamento nos últimos 19 anos de atividade. O primeiro acelerador linear, que foi substituído em 2021 num investimento de 2.4 milhões de euros, “permitiu acompanhar o desenvolvimento da especialidade de Radioncologia e melhorar a eficácia e qualidade dos cuidados prestados ao doente oncológico”, refere a Diretora do Serviço de Radioterapia, Dra. Inmaculada Maldonado. Três anos depois, em 2024, foi substituído o segundo acelerador linear num investimento de 2.1 milhões de euros, “mantendo as funcionalidades de controlo respiratório, já instaladas no equipamento anterior, e uma mesa de tratamento 6D, que permitem aumentar a precisão dos tratamentos”, enfatiza a Dra. Inmaculada Maldonado.

O Serviço de Radioterapia é constituído por uma equipa multidisciplinar que, de acordo com as suas áreas de competência, atuam em conjunto de modo a administrar o tratamento de Radioterapia, assim como no controlo de qualidade do mesmo. Atualmente, a equipa é constituída por 4 Radioncologistas, 17 Técnicos Radioterapeutas, 6 Enfermeiros, 4 Assistentes Técnicos, 4 Assistentes Operacionais e 4 Físicos Médicos.
O envolvimento da equipa com a prestação de cuidados aos utentes resultou, no ultimo ano, num grau de satisfação dos mesmos em 99%.

Este ano, está prevista a substituição do equipamento de Tomografia Computorizada (TC) para planeamento dos tratamentos de Radioterapia, permitindo ao Serviço manter os cuidados de saúde de qualidade que presta aos seus utentes.

20.05.2024 - 14:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.