moldura

Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro da ULSAR
Vida e obra de Almada Negreiros em exposição

Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro da ULSAR<br />
Vida e obra de Almada Negreiros em exposição Até ao dia 16 de junho, a Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR) realiza uma exposição sobre a vida e obra de Almada Negreiros. “Almada por contar” é o nome desta mostra, gentilmente cedida pelo “Camões – Instituto da Cooperação e da Língua”.

Nos cartazes que compõem a exposição “apresenta-se o artista multifacetado que Almada foi: desenhador, pintor, escritor, figurinista, cenógrafo, bailarino, encenador, performer, vitralista, geómetra e sobretudo, protagonista da sua vida-obra. Mais do que uma visão cronológica do percurso artístico de Almada Negreiros, procura aqui revelar-se a unidade de uma obra vasta e heterogénea, à luz da investigação centrada no espólio disperso e largamente desconhecido do artista. Reunindo peças de três coleções de referência – a dos herdeiros de Almada Negreiros, a da Biblioteca Nacional de Portugal e a do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian –, mostra-se um Almada que, volvidos 120 anos do seu nascimento, muito tem ainda que contar”, lê-se na exposição.

Camões – Instituto da Cooperação e da Língua é um instituto público que tem como objetivos, entre outros, promover a internacionalização da cultura portuguesa; propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro; e propor e executar a política de cooperação portuguesa.

Esta exposição, que pode ser visitada na entrada principal do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro da ULSAR, realiza-se por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala a 10 de junho, data da morte de Camões.

07.06.2024 - 16:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.