moldura

SETÚBAL - Unidade Local de Saúde da Arrábida
Unidade de Hospitalização Domiciliária assinala 5º Aniversário

SETÚBAL - Unidade Local de Saúde da Arrábida<br />
Unidade de Hospitalização Domiciliária assinala 5º Aniversário A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) da Unidade Local de Saúde da Arrábida (ULSA) celebra esta semana o seu 5º Aniversário. Desde o início da sua atividade, a UHD triou 1587 doentes e internou 889.

Nestes cinco anos, foram registados 6888 dias de internamento e realizadas 7912 visitas, com uma demora média de 7,9 dias. A taxa de mortalidade é de 0,69%, e o grau de satisfação dos doentes e familiares é superior a 98%. A maioria (85%) dos doentes admitidos provém dos vários serviços médicos e cirúrgicos do hospital, com exceção apenas da Psiquiatria e Pediatria.

Dos doentes admitidos, 15% foram referenciados diretamente do ambulatório (6% da consulta externa, 5% dos Cuidados de Saúde Primários e ERPIs e 4% a partir dos Hospitais de Dia). De referir que a equipa tem desenvolvido um trabalho de sensibilização junto dos médicos responsáveis pelos cuidados em ambulatório, incentivando a referenciação direta dos doentes com critérios para internamento domiciliário à equipa da UHD, sem recorrer ao Serviço de Urgência (SU).

Para evitar o recurso ao Serviço de Urgência, foi criada há 1 ano a Consulta de UHD do Dia e as Visitas Domiciliárias da UHD. Nessas consultas e visitas, os doentes referenciados à UHD são observados em ambulatório, confirmados os critérios de internamento ou orientados adequadamente sem recorrer ao SU. No último ano, foram realizadas 102 consultas do dia e 27 visitas domiciliárias, permitindo o internamento de 40 doentes na sua própria casa.

16.06.2024 - 00:16

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.