moldura

NO HOSPITAL DO BARREIRO
JOSÉ PACHECO PEREIRA INAUGURA EXPOSIÇÃO DA EPHEMERA

NO HOSPITAL DO BARREIRO<br />
JOSÉ PACHECO PEREIRA INAUGURA EXPOSIÇÃO DA EPHEMERA “A conquista da liberdade e construção da democracia” é o tema da exposição da Ephemera, que estará patente no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro, da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, entre os dias 18 de junho e 17 de julho. A inauguração da exposição está agendada para o dia 18 de junho, pelas 15h00, e conta com a presença do Dr. José Pacheco Pereira.

O 25 de Abril de 1974 foi uma explosão de liberdade que se incorporou na nossa vida, até hoje, como o ar que respiramos. A força da liberdade é essa. Podemos não a sentir todos os dias, mas se a perdermos sentimos muito bem. É essa explosão de liberdade que esta exposição com materiais do ARQUIVO EPHEMERA pretende retratar, desde os dias da revolução, aos seus protagonistas, passando pelos símbolos, até à democratização da política e ao exercício de direitos que a liberdade plena traz”, sublinha a Ephemera na apresentação da sua exposição.

Ephemera é um projeto de coleção e arquivo de documentos e objetos relacionados com a história, a cultura e a política de Portugal e do mundo. Tem como objetivo divulgar os espólios, acervos, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos, objetos e Ephemera que pertencem ao arquivo pessoal de José Pacheco Pereira, e colocá-los acessíveis a todos. “Pelos seus objetivos e pela sua ação, é o arquivo privado mais público de Portugal”, lê-se no site da Ephemera.

A realização desta exposição acontece no ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução dos Cravos. O 25 de Abril de 1974 marcou um ponto de viragem na história de Portugal, pondo fim à ditadura e abrindo caminho para a democracia, com profundas transformações sociais, sendo que uma das maiores conquistas foi a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 1979.

Fonte - ULSAR

17.06.2024 - 15:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.