moldura

BARREIRO - Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho
CERTIFICADA PELA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE

BARREIRO - Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho <br />
CERTIFICADA PELA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE Maio de 2024 marca uma nova fase para a USF Ribeirinha, data em que a Direção-Geral de Saúde certificou esta Unidade de Saúde Familiar da Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR).

“Uma unidade acreditada, é uma unidade onde a automonitorização e a vigilância de todos os processos é feita de uma forma persistente e longitudinal o que permite garantir um melhor acompanhamento aos utentes que servimos”, destaca a Coordenadora da USF Ribeirinha, Dra. Filipa Godinho. “Todos estes momentos têm um propósito final, a melhoria contínua da gestão clínica focada na pessoa no centro dos cuidados, dos profissionais envolvidos multidisciplinarmente, das condições de segurança das infraestruturas e dos equipamentos, da gestão do risco clínico, não clínico e laboral; assim como, o processo de monitorização dos indicadores chave”, explica.

A USF Ribeirinha serve uma população de mais de 14 mil utentes, integrando uma equipa multidisciplinar constituída por 32 profissionais: 9 médicos, 10 internos, 8 enfermeiros e 5 assistentes técnicos. Em 2023 realizou 41 mil consultas médicas, 21 mil consultas de enfermagem e perto de 400 domicílios.

Olhando para o passado, a Dra. Filipa Godinho recorda que a candidatura à acreditação partiu de uma necessidade da equipa em procurar melhorar os seus cuidados, uniformizar processos e evoluir enquanto equipa. “Tem sido um caminho com muito trabalho realizado fora dos horários estabelecidos em áreas muito diversas e tantas vezes diferentes daquela que é a formação base dos profissionais. Foi necessário um grande investimento de toda a equipa, num espírito empreendedor e de busca de conhecimentos em áreas tão diferentes como a segurança do utente (clínica e não clínica), adequação de infraestruturas, contacto com várias entidades externas à USF e revisão de vários processos assistenciais clínicos. Todo este processo levou a uma consolidação da autonomia da unidade, em termos organizativos, funcional e técnica, tal como se pretende que ocorra num contexto de maior maturidade da equipa”.

De referir que a certificação da USF Ribeirinha pela DGS está em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português, por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

O Conselho de Administração da ULSAR reconhece e agradece o trabalho desenvolvido por toda a equipa da USF Ribeirinha, sempre numa perspetiva de melhoria continua!

04.07.2024 - 15:43

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.