moldura

José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro
O esforço dos meus Bombeiros permite realizar 60% do socorro no município do Barreiro

José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro<br />
O esforço dos meus Bombeiros permite realizar 60% do socorro no município do Barreiro "O dia a dia da Associação faz-se do trabalho dos nossos Bombeiros e esse trabalho traduz-se na resposta a 12.500 ocorrências em 2023, que representam uma média mensal de 1.041 intervenções, num total de 170.617km percorridos e é o esforço dos meus Bombeiros que permite realizar 60% do socorro no município do Barreiro.", afirma José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro.

Divulgamos o texto integral da intervenção de José Figueiredo, Comandante dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, efectuada no decorrer da Sessão Solene do 93ºAniversário da AHBVB-CSP.:

A Sessão Solene de hoje encerra as festividades do nonagésimo terceiro aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro Corpo Salvação Pública. É com imensa honra e gratidão que me dirijo a todos nesta ocasião tão especial. Este é o momento de reconhecer e celebrar a dedicação, o compromisso e a bravura daqueles que, há quase um século, dedicam as suas vidas a proteger e servir a nossa sociedade.

Ao longo dos 93 anos, os Bombeiros Voluntários do Barreiro Corpo Salvação Pública têm sido um pilar de segurança e esperança em momentos de incerteza na vida de todos os barreirenses. Os nossos bombeiros, ao enfrentarem os grandes e os pequenos incêndios, ao socorrerem diariamente as vítimas de acidentes e ao responderem positivamente a todas as chamadas de socorro, tornaram o nosso Corpo de Bombeiros num farol de Força e Coragem que é o garante da nossa comunidade de uma resposta positiva quando outros falham e, por isso, este aniversário é um tributo à história rica e valorosa desta Associação.

Ao longo dos 93 anos, foram muitas as dificuldades e os obstáculos que o Corpo de Bombeiros teve que superar, mas é precisamente essa RESILIÊNCIA que se torna a prova de que somos uma instituição que honra o seu legado, que respeita o seu passado, que age no presente e planeia o seu futuro sempre pelo BEM da comunidade. Assim, devemos sempre manter o foco na nossa Missão, que é salvar a vida e proteger os bens e o meio ambiente. E para que possamos ter sucesso, reforço os valores que nos norteiam:

“Coragem” - capacidade de enfrentar situações perigosas e incertas com firmeza e determinação
“Compromisso” - dedicação continua e inabalável à causa, independentemente dos desafios que possam surgir
“Solidariedade” - espírito de união e apoio mútuo entre bombeiros e para com a comunidade que servimos.
“Integridade” - a manutenção de altos padrões éticos e morais em todas as ações

Foram estes valores que orientaram o meu compromisso com a Associação e com o Corpo de Bombeiros em 2004, quando aceitei ser Comandante e são estes os valores que continuam a orientar a minha conduta até hoje.

Permitam-me que partilhe convosco alguns pontos positivos dos últimos 5 anos de Comissão:

• Três Equipas de Intervenção Permanente em funcionamento (1ª EIP em fevereiro/2019; 2ª EIP em outubro/2021 e 3ª EIP em dezembro/2023) • Mais de 60 novos bombeiros formados
• Aumento da frota automóvel (2 Ambulâncias de Socorro, 2 veículos dedicados a transporte doentes, 1 VSAE), aquisição de diversos Equipamentos de Proteção Individual e melhoramento das instalações
• Nomeação de dois Adjuntos de Comando e um Oficial Bombeiro
• Segundo protocolo com o INEM, permitindo manter a capacidade de resposta ao socorro pré-hospitalar. • Reestruturação do efetivo do Corpo de Bombeiros
• Reestruturação de toda a área administrativa
• Credenciação da Associação, na DGERT, como entidade formadora Mas também existiram pontos menos positivos:
• A necessidade de reestruturação do Comando
• O COVID 19 – que nos obrigou a implantar medidas de segurança nunca antes executadas
• O Acidente do VFCI nº 02, que provocou um dano com custo muito elevado • O Acidente da ABSC nº 08, que provocou a perda total do veículo
• A sombra de suspeita lançada ANONIMAMENTE sobre a minha pessoa, que acabou por manchar não apenas o meu nome, mas o nome da própria Associação; uma denúncia que está a ser tratada não nas redes sociais ou nas televisões, mas onde deve ser tratada e onde estão já a ser apuradas responsabilidades, porque prestar falsas declarações é crime em Portugal

Estas foram algumas situações que vivemos nestes últimos anos. Mas este caminho só foi possível com a ajuda e a participação ativa de todos os membros da Direção, que têm sido incansáveis na busca de soluções para os nossos problemas. A todos eles, o meu MUITO OBRIGADO!

O dia a dia da Associação faz-se do trabalho dos nossos Bombeiros e esse trabalho traduz-se na resposta a 12.500 ocorrências em 2023, que representam uma média mensal de 1.041 intervenções, num total de 170.617km percorridos e é o esforço dos meus Bombeiros que permite realizar 60% do socorro no município do Barreiro. Portanto, hoje, podemos dizer que o balanço da atividade do nosso Corpo de Bombeiros é MUITO POSITIVO.

Agora, iniciamos uma nova etapa, com novos objetivos, que passam por:

• Aumento da frota de ambulâncias de socorro • Aquisição de um Veículo de Combate a Incêndios Urbanos e um Veículo Tanque
• Continuação da renovação dos Equipamentos de Proteção Individual
• Candidatura a programas de financiamento, com vista ao início das obras de ampliação do quartel
• Aposta reforçada no recrutamento de novos bombeiros
• Implementação do nosso projeto de “Educação para o Risco” dirigido à comunidade educativa e que se alinha com a iniciativa Construindo Cidades Resilientes2030 (a que o Barreiro aderiu recentemente)
• E, claro, o aumento nossa capacidade de socorro à população

Estou convencido que novas barreiras se irão erguer, mas estaremos cá para as derrubar e seguir em frente, com a CORAGEM que tem sido característica na história da nossa Associação e Corpo de Bombeiros.
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os Bombeiros pelo seu empenho incansável. Agradeço, mais uma vez, às Famílias, que são o suporte invisível de apoio de todos os Bombeiros e que contribuem para o sucesso das nossas missões.

Para o Futuro, desejo que possamos continuar a ser exemplo de integridade, coragem e dedicação no cumprimento da nossa nobre Missão. Tem sido um privilégio estar ao vosso lado neste percurso de evolução do nosso Corpo de Bombeiros. Por isso, enquanto houver estrada, nós iremos percorre-la.
A todos vós, o meu muito obrigado.
Bem-hajam

08.07.2024 - 17:42

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.