moldura
Diocese de Setúbal
Lança campanha de apoio de emergência à Terra Santa
O cardeal de Setúbal tem estado em contacto com o cardeal que tem ao seu encargo os cristãos da Terra Santa, a “Terra de Jesus que continua a ser massacrada com os horrores da guerra”, descreve o prelado português.
O Cardeal Pierbattista Pizzaballa descreve a situação dramática que “não para de se deteriorar” na Terra Santa. “As imagens que se veem nos meios de comunicação social não mostram a situação catastrófica em que vive a população, com todas as infraestruturas destruídas, sem escolas, quase sem hospitais e com enormes dificuldades em obter alimentos suficientes para todos”, conta, acrescentando que “a vida das pessoas será afetada durante muito tempo, tanto do ponto de vista emocional como económico”, muito depois da guerra, que ainda não tem um fim à vista, acabar.
Foi neste sentido que o Patriarcado Latino de Jerusalém iniciou uma nova campanha de recolha de fundos de emergência, “não só para a nossa paróquia, mas para todos os que pudermos alcançar, especialmente as crianças e a parte vulnerável da população”. “Iremos concentrar-nos naquilo que é urgentemente necessário em Gaza neste momento: alimentos, cuidados médicos e instalações educativas”, explica o prelado.
O Patriarcado Latino de Jerusalém começou a distribuir alimentos na cidade de Gaza e está atualmente a entregar pacotes que alimentam entre 5.000 e 10.000 pessoas por mês. Em parceria com a Ordem de Malta, estão a ser enviadas e instaladas clínicas e farmácias de primeiros socorros para servir a população que sofre de hemorragias e que tem um hospital em funcionamento para milhares de pessoas. Além disso, devido à destruição das escolas, está a ser planeada uma nova escola provisória para que as crianças possam receber educação este ano.
Esta campanha, que procura recolher fundos até ao final do mês de setembro, tem um IBAN próprio para recolha de donativos exclusivamente para este fim: IBAN PT50 00350 77400698530930 22.
“Venho pedir a TODOS um gesto de partilha para as crianças, jovens, adolescentes e idosos, para as famílias, para TODAS as vítimas da guerra, independentemente do lado da barricada. Queremos a PAZ de TODOS para TODOS”, pede o Cardeal D. Américo Aguiar.
O Cardeal Pizzaballa explica que sem os apoios que tem vindo a receber, inclusive os 35 mil euros que foram enviados da Renúncia Quaresmal na diocese de Setúbal, “não poderíamos apoiar todos estes projetos necessários para a população de Gaza”. “O vosso apoio a qualquer uma destas iniciativas é muito apreciado. Devo testemunhar que muitas pessoas, instituições e igrejas estão a ajudar-nos. Estou certo de que a Igreja de Portugal será também uma parte importante desta rede de solidariedade. Asseguro-vos as nossas orações por vós e a nossa sincera gratidão a todos aqueles que continuam a ajudar através de obras de caridade e de oração”, conclui o prelado.
Fotografia - Eclesia
06.09.2024 - 23:53
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.